NOTÍCIAS: SO
JUIZ DE FORA - 4/11/2013 - 12:28
Cemitério Municipal recebe cerca de 15 mil pessoas no Dia de Finados
No sábado, 2, cinco missas marcaram o Dia de Finados no Cemitério Municipal Nossa Senhora Aparecida, situado na Rua Osório de Almeida, Bairro Poço Rico. “A missa é uma forma de celebrar e homenagear as pessoas que já partiram. É um momento marcado não só por tristeza e saudade, mas também por esperança, porque nós, da Igreja Católica, acreditamos na ressurreição”, explica o Padre José de Anchieta, que ministrou uma das missas no local.
Estima-se que cerca de 15 mil pessoas compareceram ao cemitério durante o feriado para visitar os mais de 20 mil túmulos existentes no lugar. “Eu e minha família viemos não só para visitar as sepulturas de nossos familiares que já faleceram, mas também para assistir às missas e receber algum suporte nesse momento tão difícil”, conta a aposentada Maria Helena Pereira, 57.
Entre os túmulos existentes no local, está o de Palmira Pessoa, jovem morta aos 14 anos e considerada santa por muitas pessoas, após a exumação do corpo: “Quando os coveiros abriram sua sepultura, anos depois, o corpo estava intacto, como se tivesse sido enterrado naquele mesmo momento. Desde então, várias pessoas a consideraram uma santidade e atribuem a ela várias graças concebidas”, conta o administrador do cemitério, João Wagner Antoniol.
Ainda de acordo com João Wagner, o cemitério passou por manutenção geral para receber os visitantes. Foi realizada a limpeza dos muros, pintura das capelas, construção de um novo ossário, além de providenciados banheiros químicos e uma tenda para que as pessoas pudessem ter mais conforto ao assistir às missas. Uma equipe da Igreja Adventista do Sétimo Dia, “Os Desbravadores”, também esteve presente, prestando apoio aos visitantes e oferecendo água potável e café da manhã, aferição de pressão e livros.
*Informações com a Assessoria de Comunicação da Secretaria de Obras pelo telefone 3690-7403.
IMPRIMIR