NOTÍCIAS: FUNALFA
JUIZ DE FORA - 12/7/2010 - 16:07
Juiz de Fora com todas as letras destaca poesia dos anos 1970 e 1980
A intensa produção literária de Juiz de Fora nos anos de 1970 e 1980 é o tema do projeto Juiz de Fora com todas as letras, que acontece a partir da próxima quinta-feira, 15, no Setor de Referência da Biblioteca Municipal Murilo Mendes (BMMM), à Praça Antônio Carlos, s/nº. A visitação, com entrada franca, pode ser feita de segunda a sexta-feira, das 8h às 20h, e aos sábados, das 8h às 14h. A exposição permanece em cartaz até dia 31 de julho.
O projeto vai exibir um varal de poesias, uma exposição com livros de autores que participaram de movimentos literários na cidade nos anos de 1970 e 1980, além de uma colcha literária com poemas de autores que serão destacados. A referência para a organização do evento foi o livro Poesia em movimento, do jornalista e produtor cultural Jorge Sanglard, com a cronologia do movimento literário em Juiz de Fora nesta época. O objetivo é dar visibilidade aos escritores locais ou àqueles que tiveram sua produção centrada na cidade.
Os livros que serão expostos pertencem à Biblioteca Municipal e ao acervo particular de Vanderlei Tomaz, coordenador da BMMM. Entre os poetas que serão lembrados estão José Henrique da Cruz (Mutum), Walter Sebastião, Edimilson de Almeida Pereira, José Santos, Vanderlei Tomaz, Fernando Fábio Fiorese Furtado, Luiz Guilherme Piva, Luiz Augusto Knopp de Mendonça (Knorr) e Iacyr Anderson de Freitas. A novidade do Juiz de Fora com todas letras deste mês é que o público também poderá levar seu poema ou texto para expor no varal de poesias.
Vanderlei Tomaz informa o evento vai relembrar o movimento de escritores que, àquela época, promoviam varais de poesia, distribuíam e vendiam poesias no centro da cidade e integraram movimentos como Poesia, Abre-alas, Bar Brazil e D’Lira, que marcaram época na cultura local. “Foi um tempo de produção poética vigorosa e de qualidade. A poesia fluía fácil e os meios escolhidos para sua canalização eram desde o mimeógrafo emprestado até o xerox mais barato. Muitos dos nomes que surgiram nessa época firmaram-se no cenário literário brasileiro”, lembra Vanderlei Tomaz
*Informações com a Assessoria de Comunicação da Funalfa, pelo telefone 3690-7044
IMPRIMIR