NOTÍCIAS: DEFESA CIVIL
JUIZ DE FORA - 10/6/2013 - 15:43
Reunião sobre criação do Núcleo de Proteção e Defesa Civil Universitário é realizada na sede do órgão
Na noite da sexta-feira, 7, estudantes dos cursos de Engenharia Ambiental, Direito, Comunicação Social, Fisioterapia e Engenharia Civil se reuniram na sede da Defesa Civil para a primeira assembleia de voluntários sobre as definições da implementação do “Núcleo de Proteção e Defesa Civil Universitário”. O objetivo do núcleo é levar conhecimento sobre o órgão e conscientização para as comunidades, com foco na prevenção, estimulando o desenvolvimento das “cidades resilientes”, ou sejam, municípios com capacidade de enfrentamento de riscos e desastres, com base na campanha lançada pela Organização das Nações Unidas (ONU), difundida pela Secretaria Nacional de Defesa Civil, do Ministério da Integração Nacional para os órgãos estaduais e municipais. Além de estimular a pesquisa e o debate acadêmico acerca do tema. De acordo com o subsecretário da pasta, Márcio Deotti, em Minas Gerais, a única iniciativa de criação do núcleo universitário foi da Defesa Civil de Juiz de Fora.
Na reunião preliminar do grupo, em abril, o subsecretário de Defesa Civil, Márcio Deotti, destacou que a intenção era transformar os acadêmicos em multiplicadores das orientações, auxiliando na prevenção de riscos. “Temos o objetivo de trabalhar junto com jovens e incluí-los, na medida do possível, nos projetos que já existem, como visita às escolas, por exemplo. Como eles são acadêmicos de diversas áreas, em algum momento vão presenciar situações em que a população precise das orientações do órgão. Em vista disso, eles terão o conhecimento prévio para ajudar no que for necessário”, explicou Deotti
Para o estudante do sétimo período de Direito, Raian Martins Andrade, a ideia é agregar os acadêmicos com suas consciências sociais. “Os acadêmicos irão poder aprofundar os seus conhecimentos e também poderão contribuir para a sociedade, em relação aos projetos de prevenção e contenção de desastres.”
Paulo Gabriel Soares Pereira, quinto período de Direito, acredita que a importância do projeto está na criação do debate sobre o assunto. “Além disso, a forma dos estudantes transmitirem as informações do órgão pode ser um facilitador. E também, as pessoas que gostam de agir voluntariamente e muitas vezes não têm essa oportunidade, então a gente está dando a oportunidade às pessoas que querem participar.”
Durante a assembléia, o subsecretário reafirmou a importância da presença de estudantes de diversificados cursos e áreas de atuação. “Quanto mais eclético for o grupo universitário, maior será o levantamento dos dados nas comunidades, que poderão ser somados aos nossos mapeamentos. Acredito muito nisso. É uma ação voluntária a favor da vida.”
* Informações com a Assessoria de Comunicação da Defesa Civil pelo telefone 3690-8596.
IMPRIMIR