NOTÍCIAS: FUNALFA
JUIZ DE FORA - 11/8/2015 - 16:04
Seis iniciativas são contempladas na décima edição do “Prêmio Amigo do Patrimônio”
Seis iniciativas foram contempladas na décima edição do “Prêmio Amigo do Patrimônio”, mantido pela Prefeitura de Juiz de Fora (PJF), através da Fundação Cultural Alfredo Ferreira Lage (Funalfa). Entre os premiados há uma homenagem póstuma e uma ação escolar, além de iniciativas de preservação de cidadãos de Juiz de Fora. O prêmio será entregue no dia 17, no Anfiteatro João Carriço, na Avenida Rio Branco 2.234 – Parque Halfeld – Centro, às 14 horas.
Treze propostas foram inscritas e passaram pela análise da comissão julgadora, formada pela diretora da Divisão de Patrimônio Cultural (Dipac) da Funalfa, Valéria Leão Ferenzini, além de Maria Salete Ferreira Figueira, Wilson Cid, Ana Aparecida Barbosa Pereira e Paulo Gawryszewski (membros do Conselho Municipal de Preservação do Patrimônio Cultural - Comppac), Aloísio Arnaldo Nunes de Castro (restaurador de artes plásticas – MAMM/UFJF) e Rosali Maria Nunes Henriques (historiadora).
O “Prêmio Amigo do Patrimônio” foi instituído pela Lei 11.111, de 25 de abril de 2006. Anualmente são recebidas indicações de pessoas físicas ou jurídicas, de direito público ou privado, que tenham desenvolvido iniciativas ou atitudes de divulgação, defesa e preservação de bens culturais tombados pelo município e de valorização do patrimônio cultural de Juiz de Fora.
Premiados
- Décio Lopes (in memorian) - Pelas ações de preservação dos cinejornais da Carriço Filmes e por seu importante papel como defensor da cultura local nas décadas de 1970 e 1980.
- Luiz Alberto do Prado Passaglia e Maria Inês Giffoni Passaglia - Pela introdução do debate sobre a preservação do patrimônio cultural de Juiz de Fora, além da atuação à frente do antigo Instituto de Pesquisa e Planejamento de Juiz de Fora (Ipplan/JF).
- Fernando G. Lamas e Simone Santos de Almeida Silva - Professores do Colégio de Aplicação João XXIII, pela realização da atividade extracurricular “Temporalidades e Ensino de História: Transformações do Espaço Urbano e Arquitetônico de Juiz de Fora a Partir da Obra de Carriço”, com os alunos do primeiro ano do ensino médio.
- Família Bracher - Pelas ações de preservação do “Castelinho dos Bracher” e do acervo da família, composto por quadros, louças (fabricadas pela antiga empresa Louçarte, da família Bracher) e demais objetos de arte, além da contribuição cultural para a cidade ao longo dos anos.
- José Luiz Ribeiro - Pelo empenho na preservação do patrimônio arquitetônico – Forum da Cultura -, sua organização e utilização do espaço como centro irradiador da cultura.
- Maurício de Lima Corrêa - Pelo trabalho de divulgação periódica de fotografias de Juiz de Fora, postadas em seu perfil do facebook, e em diversos outros grupos relacionados à cidade.
* Mais informações com a Assessoria de Comunicação da Funalfa: 3690-7044/7045.
IMPRIMIR