ÚLTIMAS NOTÍCIAS
27/4/2015
SECRETARIA DE TRANSPORTE
Settra disponibiliza cinco ônibus para atender os torcedores do Tupi nesta terça-feira

27/4/2015
EMPAV
Empav realiza poda de árvores no Poço Rico

27/4/2015
SECRETARIA DE OBRAS
Secretaria de Obras finaliza intervenções na área rural da cidade

27/4/2015
SECRETARIA DE SAÚDE
Secretaria de Saúde descarta suspeita de ebola em JF

24/4/2015
SECRETARIA DE TRANSPORTE
Settra ministra curso para novos motoristas de ônibus

24/4/2015
SECRETARIA DE SAÚDE
Secretário de Saúde visita instalações do Cisdeste

24/4/2015
SDEER
Oficina realizada pelo Circuito Turístico Caminho Novo dá continuidade ao projeto “Um Brinde Especial aos Negócios e Eventos”

24/4/2015
SECRETARIA DE ADMINISTRAÇÃO E RECURSOS HUMANOS
Mais de 80 escolas municipais de Juiz de Fora já funcionam parcialmente

24/4/2015
FUNALFA
No CCBM: Bazarte ganha edição especial para o Dia das Mães

24/4/2015
SEPLAG
JF+CIDADE – População apresenta melhorias para a região nordeste

24/4/2015
SECRETARIA DE AGROPECUÁRIA E ABASTECIMENTO
Variação do preço médio da cesta básica regional registra 1,12% de aumento nesta semana

24/4/2015
CESAMA
Despoluição do Rio Paraibuna - Cesama realiza ação de conscientização com moradores da região sul

24/4/2015
SECRETARIA DE ATIVIDADES URBANAS
Bem Comum: SAU doa mais de 200 itens para Amac

24/4/2015
SECRETARIA DE COMUNICAÇÃO SOCIAL
Vice-prefeito participa de reinauguração da “Casa da Mulher Gestante”, no Hospital João Penido

24/4/2015
SECRETARIA DE SAÚDE
Região sudeste - “Mutirão Contra Dengue e Febre Chikungunya” termina neste sábado

24/4/2015
SECRETARIA DE SAÚDE
Secretaria de Saúde realiza seminário sobre melhores práticas

24/4/2015
SECRETARIA DE EDUCAÇÃO
Instituto Federal de Educação abre inscrições gratuitas para cursos técnicos

24/4/2015
SECRETARIA DE COMUNICAÇÃO SOCIAL
“Espaço Diversão” – Tarde de brincadeiras para crianças de famílias assistidas pela Defesa Civil

24/4/2015
SDEER
JFEmpregos oferece 21 novas oportunidades de trabalho

24/4/2015
SDS
Prefeito realiza abertura da “1ª Semana de Promoção ao Mundo do Trabalho” na segunda-feira

24/4/2015
SECRETARIA DE ADMINISTRAÇÃO E RECURSOS HUMANOS
Motorista de veículo leve – PJF divulga convocação para prova prática

24/4/2015
SECRETARIA DE OBRAS
SO realiza manutenção de bocas de lobo em seis bairros

24/4/2015
FUNALFA
No CCBM: cinco grupos de pesquisa em dança se apresentam neste domingo

24/4/2015
MUSEU MARIANO PROCÓPIO
Museu promove workshop “Restauro de Jardins Históricos”

24/4/2015
PROCON
Procon determina abertura de procedimento administrativo contra Caixa Econômica Federal

JUIZ DE FORA - 29/10/2009 - 18:15
Notícias de: SECRETARIA DE SAÚDE


Conselho Municipal de Saúde aprova nova Relação de Medicamentos Essenciais



O Conselho Municipal de Saúde (CMS) aprovou, na noite da última quarta-feira, 28, a nova Relação Municipal de Medicamentos Essenciais (Remume). Ao todo, são 134 itens. Dentre os medicamentos, constam: analgésico e antipirético, anestésico local, antiácido, antiemético, antigotoso, antialérgicos, antianêmicos, antibióticos, antiespasmódico, antiparasitários, antidepressivos, ansiolíticos, antipsicóticos, antiepiléticos, antifúngicos, antiinflamatórios, antiasmáticos, antidiabéticos orais, cardiovasculares, dermatológicos, hipoglicemiantes, oftalmológicos, reidratação oral, solução nasal, vitaminas e minerais, hormônios e contraceptivos, entre outros. Foram 17 exclusões e 9 inclusões.

Todos esses medicamentos compõem agora a farmácia básica do SUS, cuja responsabilidade é do município, embora eles sejam também financiados pela União e Estado. “Em tese, medicamentos de média complexidade são fornecidos pela Secretaria de Estado da Saúde (SES) e os de alta complexidade, pelo Ministério da Saúde (MS). Entretanto, alguns desses medicamentos que deveriam ser fornecidos pelos governos federal e estadual são adquiridos e repassados pelo município por impetração de mandado judicial, já que a Justiça entende que o paciente precisa do remédio dentro de um prazo que os trâmites burocráticos não permitem”, afirma a secretária de Saúde, Ruth dos Santos. Ela espera que com o novo Remume, a dispensação de medicamentos seja otimizada e que os mandados judiciais sejam assim reduzidos.

De acordo a chefe do Departamento de Assistência Farmacêutica da SS, Viviane Bastos, medicamentos essenciais são aqueles que satisfazem às necessidades de saúde prioritárias da população, os quais devem estar acessíveis em todos os momentos, na dose apropriada, e a todos os segmentos da sociedade. A Remume corresponde à lista de medicamentos essenciais de JF. “A revisão 2009 tem como objetivo principal fornecer opções terapêuticas mais adequadas e seguras, que vão impactar na qualidade da assistência e no cuidado à saúde do usuário do SUS-JF, em consonância com as diretrizes da Portaria GM/MS nº 3.237 de 2007”, observa a farmacêutica.

Segundo Viviane, o processo de revisão da lista de medicamentos foi desenvolvido de maneira dinâmica e participativa, com efetiva contribuição de profissionais de saúde da SS e teve como referência prioritária a Relação Nacional de Medicamentos Essenciais (Rename - 2008) do Ministério da Saúde. “Foi uma revisão consciente, levando em consideração o perfil epidemiológico da população, eficácia terapêutica do fármaco, demandas e custos”, frisa.

A aprovação da Remume pelo CMS garante que os medicamentos, que sejam pertencentes à Rename possam ser adquiridos com recursos destinados ao componente básico da Assistência Farmacêutica, através das contrapartidas federais e municipais, explica Viviane. “Dessa forma”, continua, “uma lista padronizada de medicamentos é um instrumento que favorece a qualidade na assistência, produzindo resolutividade nas intervenções e desdobrando-se na incorporação de uma visão construtiva de sustentabilidade do sistema de atenção à saúde no nível municipal”. Dos 134 itens aprovados, a SS tem agora garantidos recursos de contrapartida - do município e da União - para 117. Anteriormente, essa garantia era para apenas 64 itens.

A Remume deve ser empregada como parâmetro nas ações de saúde que envolva condutas terapêuticas baseadas em evidências científicas, sendo delineador das diversas atividades relacionadas ao ato de prescrição, dispensação, uso racional de medicamentos, diminuição de custos, dentre outras.

Aprovação do Conselho

“Inicialmente, realizamos uma explicação geral sobre o que era a Remume e a Rename e a sua importância para JF, além de como foi feita a seleção, com inclusão e exclusão de itens. E ainda, a importância dessa relação no que diz respeito ao financiamento”, afirmou Viviane. Ela disse que foi aberto espaço para discussão entre os conselheiros e um direito de resposta por parte da SS. Ao final, os membros votaram pela aprovação da lista em primeira discussão, ressaltando a importância da SS elaborar uma política estratégica de assistência farmacêutica. Segundo a chefe do Departamento, a SS está nomeando uma comissão de elaboração da política de assistência farmacêutica, que está para aprovação na Assessoria Jurídica do órgão e posterior publicação.


* Informações com a Assessoria de Comunicação da Secretaria de Saúde pelo telefone 3690-7389.

Imprimir