| Ir para o menu - 0 | Ir para conteúdo - 1 | Ir para Mapa do Site - 2 | Acessibilidade - 3
  |   -A     Padrao     A+   |  

Portal de Notícias
NOTÍCIAS: SO
JUIZ DE FORA - 22/4/2021 - 18:10



Intervenções no viaduto Hélio Fádel priorizam mobilidade urbana e fluidez para o trânsito



Portal de Notícias PJF | Intervenções no viaduto Hélio Fádel priorizam mobilidade urbana e fluidez para o trânsito | SO - 22/4/2021
Para minimizar os impactos gerados à população da cidade e em especial aos moradores do Centro, vizinhos às intervenções viárias oriundas da obra do viaduto Hélio Fádel, a inauguração do mesmo e as consequentes mudanças no trânsito somente ocorrerão após o término de todas as obras de infraestrutura de melhoria da mobilidade urbana, levando em conta, não só ações para veículos, mas também para pedestres e moradores.

O Secretário de Planejamento do Território e Participação Popular (SEPPOP), Martvs das Chagas, destaca pontos que consideram a mobilidade urbana e a participação popular como parte das diretrizes fundamentais das ações da atual gestão. Segundo ele, "essa é uma determinação da Prefeita. Não pode existir uma ação da Prefeitura em que as comunidades não sejam ouvidas. Por isso, no entorno de cada obra, em cada viaduto, deve estar contemplada essa visão". O secretário acrescenta que "para atender melhor às demandas da população, foram solicitadas alterações no projeto original junto ao DNIT. Por isso, a obra estrutural do viaduto Hélio Fádel pode estar concluída em agosto, mas paralelamente estão sendo realizadas outras intervenções para atender às demandas dos moradores, dos carros e das pessoas que trafegam pela região à pé”, conclui.

O Secretário de Obras, José Walter de Andrade Ávila Júnior, reforça que, mesmo com a peça principal pronta, serão necessárias outras intervenções para melhor atender à população. “Em termos de engenharia, teremos que fazer operações suplementares para melhorar o acesso e o entorno do viaduto. São ações, por exemplo, de reforço de base, especialmente na rua Leopoldo Schmidt, uma região antiga que o subleito como está hoje não suportaria o tráfego intenso de veículos. Tudo isso só pode ser feito após o viaduto ficar pronto. Segundo Júnior, "além disso, paralelamente, está sendo executada toda parte de mobilidade urbana de pedestres que são as rampas de acessibilidade, as passagens de nível para pedestres e uma urbanização do local, especialmente da parte sob o viaduto que precisará ter uma nova configuração. Como tudo será feito paralelamente, pode ser que esse prazo não seja coincidente”, acrescentou o secretário.

Cabe destacar que o diálogo no território, no bairro, é um dos pilares da administração 2021 -2024 da Prefeitura de Juiz de Fora. A primeira Mesa de Diálogo e Mediação de Conflitos foi implementada após o impacto na comunidade nas obras viárias do bairro Poço Rico e que foram solucionadas, com a retirada da passagem de nível, após a ação da Mesa.

Andamento

A Prefeitura de Juiz de Fora (PJF) avança na construção do Viaduto Hélio Fádel Aráujo e cerca de 80% da obra já foi concluída. O viaduto ligará a Avenida Francisco Bernardino com a Avenida Brasil, sem a interferência da linha férrea, facilitando o escoamento do tráfego de veículos no sentido centro-bairros.

Aproximadamente 40 pessoas trabalham na obra, que visa a otimizar a mobilidade urbana na região central da cidade e desafogar o trânsito, ao diminuir o fluxo no sentido Rua Benjamin Constant e Mergulhão.

Estão ainda envolvidas na reconfiguração do entorno do novo viaduto a Secretaria de Planejamento Urbano (Sepur) e a Secretaria de Mobilidade Urbana (SMU). “O projeto de urbanização, que trará revitalização ao local e contempla a execução de novas calçadas, rampas acessíveis, travessias de pedestres e, ainda, intervenções na passagem de nível do local e trechos da faixa de domínio da ferrovia, estes últimos em estreita discussão com a MRS”, como pontua a secretária da Sepur, Fabíola Ramos.

O valor atual do contrato do convênio com o Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT) para a construção desta obra é de R$13.014.805,15.

Foto: Carlos Mendonça





 IMPRIMIR 
18/4/2024 - SEL
PJF realiza Meeting Paradesporto na UFJF no domingo, 21
18/4/2024 - SETUR
Juiz de Fora se consolida como destino para eventos LGBTQIA+ na feira WTM
18/4/2024 - SE
Dia Nacional do Livro Infantil é comemorado com leitura e arte na E. M. Manuel Bandeira
18/4/2024 - SEDIC
"Vagou JF" da PJF tem vagas abertas para supervisor de loja e outras oportunidades
18/4/2024 - FUNALFA
Comissão Municipal da Capoeira terá eleição terça, 23, no Anfiteatro João Carriço
18/4/2024 - SE
Interdisciplinaridade entre Matemática e Ciências Sociais é tema de palestra na E. M. Clotilde Peixoto Hargreaves
18/4/2024 - SAS
Praça Teotônio Vilela recebe mais uma edição do “Rede na Praça”
18/4/2024 - SAS
Cras Móvel chega ao Alto Grajaú neste sábado, 20
18/4/2024 - SG
Mais uma edição do “Coleta Seletiva na Praça” acontece na Praça da Estação nesta quinta, 18
17/4/2024 - PREFEITA
Prefeita realiza a entrega de nova viatura semi blindada à Polícia Militar
17/4/2024 - SESUC
Gape aborda cyberbullying com alunos de escola municipal
17/4/2024 - SEL
PJF divulga o 5º boletim da Copa Prefeitura de Futsal
17/4/2024 - EMCASA
Conselho de Habitação de Juiz de Fora está com inscrições para novos membros até sexta, 19
17/4/2024 - SE
Projeto “A turma está on” fomenta reflexões sobre diversidade na E. M. Manuel Bandeira
17/4/2024 - FUNALFA
Projeto do Edital Quilombagens oferece oficinas gratuitas de capoeira
17/4/2024 - SEDIC
"Vagou JF" da PJF tem vagas abertas para estofador e outras oportunidades
17/4/2024 - FUNALFA
Mostra no Centro Cultural Dnar Rocha discute a construção histórica do papel feminino
17/4/2024 - SETUR
Eventos e turismo LGBTQIA+ em Juiz de Fora são destaque na feira WTM
17/4/2024 - PREFEITA
Conselheiros Municipais de Saúde são empossados para o biênio 2024-2026
17/4/2024 - SEDH
Abertas inscrições para a III Conferência Municipal dos Direitos das Pessoas LGBTQIA+
Prefeitura de Juiz de Fora
Av. Brasil, 2001 | Centro - Juiz de Fora/MG - CEP: 36060-010
Todos os direitos reservados. Copyright © 2021 - Site versão 3.2