NOTÍCIAS:SESUC
JUIZ DE FORA - 4/5/2021 - 17:19

Guarda Municipal passa por capacitação jurídica

Portal de Notícias PJF | Guarda Municipal passa por capacitação jurídica | SESUC - 4/5/2021
Tem início neste mês de maio, o processo de capacitação jurídica da Guarda Municipal. Fruto de uma parceria entre a Secretaria de Segurança Urbana e Cidadania (Sesuc) e a rede de ensino Doctum, o curso será dividido em módulos, oferecidos em suporte digital, durante três meses. A partir do próximo dia 18, além da atuação em proteção e segurança, os guardas terão compromisso com o aperfeiçoamento de conteúdos a respeito de legislação penal especial, direito penal e direito processual penal.

Aprofundar o conhecimento da equipe em temas jurídicos pertinentes ao exercício da atividade da Guarda Municipal é o propósito do curso. A etapa cumpre com uma das metas do Plano de Ação da instituição, que prevê a atualização permanente dos profissionais da corporação, bem como está em acordo com a lei 13.675, que institui o Sistema Único de Segurança Pública (Susp). Esta lei define como diretriz da Política Nacional de Segurança Pública e Defesa Social (PNSPDS) a formação e capacitação continuada e qualificada dos profissionais do setor.

Pensar a capacitação dos guardas municipais se justifica pela própria requalificação dos serviços prestados. O objetivo do curso é reforçar aspectos legais, a fim de prover o guarda de mais segurança diante de casos atendidos. “É muito importante a capacitação contínua para que a corporação possa atender com mais qualidade às demandas decorrentes da sua atuação”, afirma a assessora de gabinete da Sesuc e professora da Faculdade Doctumm, Letícia Paiva Delgado.

A capacitação foi estruturada de modo a contemplar assuntos relativos ao universo das ações em que o guarda municipal se vê envolvido no dia a dia de trabalho. Como a atuação em situações que podem gerar dúvidas e até configurar ilegalidade por parte do agente. Tópicos como a condução de adolescentes, caracterização de violência doméstica e familiar contra mulher, feminicídio, sanções penais na área ambiental e crimes de autoridade fazem parte da abordagem.

Para a execução do processo, a Secretaria de Segurança da Prefeitura de Juiz de Fora firmou parceria com a rede de ensino Doctum, responsável pela condução de toda a proposta didática. “A Sesuc vê com muito bons olhos a possibilidade de parceria entre a prefeitura e as instituições de ensino, posto que elas são reconhecidas por seu corpo docente de qualidade. Cursos como esse devem ser uma constante, porque a capacitação permanente é uma preocupação do Plano Municipal de Segurança e Cidadania, entregue à apreciação da Câmara Municipal no último dia 15”, reforça a assessora.

O presidente executivo da rede Doctum em Juiz de Fora, Pedro Leitão, comemora a iniciativa. “Nós entendemos que a nossa instituição só faz sentido se ela transforma a vida do aluno e se ela transforma também a vida da comunidade”, enfatiza em relação aos efeitos da oferta de capacitação para a Guarda Municipal. Segundo ele, a parceria traz vantagens para os dois lados. A equipe da Guarda garante respaldo e consistência para atuar e à instituição de ensino; retorno em sentido e utilidade, à medida que reafirma seu papel na disponibilização de trabalhos relevantes à sociedade.

14/5/2021 - SS
PJF reabre pré-cadastro para profissionais de saúde
14/5/2021 - DEFESA CIVIL
Mapeamento de risco feito pela Defesa Civil é referência para órgãos da região