NOTÍCIAS: SS
JUIZ DE FORA - 13/5/2021 - 17:34

Portal de Notícias PJF | Portaria reformula comitê e amplia participação da sociedade na política da Saúde Integral da população negra | SS - 13/5/2021
Nesta quinta-feira, 13 de maio, foi assinada pela Secretária de Saúde Ana Pimentel a portaria que dispõe sobre a reformulação do Comitê Técnico responsável pelo acompanhamento da implementação da Política de Saúde da População Negra em Juiz de Fora. A portaria reforça a intenção da PJF de dar atenção especial a esta população por tanto tempo marginalizada, e também quando o assunto é cuidados com a saúde, além de conferir maior participação de representantes da sociedade civil.

A Portaria regulamentadora recomenda, em especial, medidas preventivas e um olhar mais atento dos profissionais de saúde para as doenças que mais acometem a população negra, casos como da anemia falciforme, diabetes, hipertensão, entre outras. O cuidado com as especificidades dessas pessoas é de suma importância para que haja um melhor atendimento e tratamento. A Secretária de Saúde Ana Pimentel ressaltou a importância de buscar a equidade na saúde pública. “A portaria representa um dos passos de um trabalho forte da atual gestão da PJF no combate às desigualdades. Temos ciência da necessidade de ofertarmos à população negra um melhor e mais amplo acesso à saúde pública, levando em conta as especificidades deste grupo quanto à questão de saúde”, afirma Ana.

Além da Secretaria de Saúde, estiveram presentes, no ato realizado na sede da PJF, a secretária de Governo, Cidinha Louzada; o secretário Executivo do Conselho Municipal de Saúde, Jorge Gonçalves Ramos, e o assessor da Secretaria de Saúde, Fernando Eliotério. Com participação ativa no movimento negro, Fernando ressaltou a importância da portaria.

“Na saúde, as desigualdades se refletem nos dados que ficam evidenciados com a menor expectativa de vida da população negra, tanto por conta das altas taxas de morte materna e neonatal, quanto pela necessidade de maior atenção na prevenção de doenças que ocorrem em maior número neste grupo.”

A Portaria também muda a formação do Comitê Técnico de Saúde da População Negra (CTSPN), de forma a torná-lo mais representativo. Ele será integrado por representantes do gabinete da Secretaria de Saúde, Subsecretaria de Atenção à Saúde, Subsecretaria de Vigilância em Saúde, Superintendência Regional de Saúde, Subsecretaria de Urgência e Emergência, do Conselho Municipal de Saúde, do Movimento Negro, da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF), da Fundação Hemominas e da Associação dos Portadores de Anemia Falciforme e Traço Falcêmico de Juiz de Fora e Região. Uma das primeiras providências será um diagnóstico da situação da saúde da população negra no município em uma área piloto.

O CTSPN tem por finalidade assessorar tecnicamente a Secretária de Saúde no intuito de promover a equidade racial na atenção à saúde, apresentar subsídios técnicos e políticos voltados para a atenção à saúde da população negra, apresentar propostas de intervenção conjunta nas diversas instâncias e órgãos do Sistema Único de Saúde (SUS), participar de iniciativas intersetoriais e acompanhar ações programáticas do Ministério da Saúde.

18/4/2024 - SEL
PJF realiza Meeting Paradesporto na UFJF no domingo, 21
18/4/2024 - SETUR
Juiz de Fora se consolida como destino para eventos LGBTQIA+ na feira WTM