NOTÍCIAS: DEFESA CIVIL
JUIZ DE FORA - 14/5/2021 - 18:07

Mapeamento de risco feito pela Defesa Civil é referência para órgãos da região

Portal de Notícias PJF | Mapeamento de risco feito pela Defesa Civil é referência para órgãos da região | DEFESA CIVIL - 14/5/2021
Coordenadores de Defesas Civis de quatro cidades da Zona da Mata estiveram na Prefeitura de Juiz de Fora (PJF) nesta sexta-feira, 14, para conhecer o trabalho de mapeamento de risco realizado pelo Departamento de Prevenção e Atividades Intersetoriais (DPAI) da Defesa Civil de Juiz de Fora. Foram apresentadas as etapas de desenvolvimento do mapeamento feito na Rua José Lourenço, no bairro Borboleta, durante este mês.

A apresentação foi acompanhada por representantes das Defesas Civis dos municípios de Astolfo Dutra, Cataguases, Guidoval e Rio Pomba. O mapeamento de risco realizado em Juiz de Fora foi apontado como referência pelo agente regional da Defesa Civil da 4ª RPM, Sub Ten Jerônimo Santos. “O que apresentaram vale ouro e deve servir de inspiração para todos os órgãos da região. É uma oportunidade de ver o que está sendo feito em Juiz de Fora, aprender e colocar em prática para melhorar as cidades”, afirma.

As áreas de risco são mapeadas e classificadas de acordo com o grau de risco, o que possibilita desenvolver ações de prevenção e obter recursos para a realização de obras de contenção. Além de analisar o histórico de ocorrências e ocupações na área mapeada, é necessário ir a campo para avaliar os riscos e dialogar com os moradores.

Um dos pontos destacados durante a apresentação é que as ações de prevenção são, em média, cinco vezes mais baratas do que as de correção. No mapeamento da Rua José Lourenço, engenheiros da Defesa Civil utilizaram georreferenciamento e, através de ícones, identificaram as intervenções necessárias em cada ponto. “O mapeamento é fundamental, já que é a partir dele que o município toma decisões importantes. Então a Defesa Civil precisa ter registro das ocorrências atendidas, investigar as localidades que mais acionam o órgão, esmiuçar as causas dos problemas e apontar o que deve ser feito para mitigar o risco”, pontua a gerente do DPAI da Defesa Civil de Juiz de Fora, Camila Galvão.

Apoio da atual administração

Nesta gestão, a Defesa Civil de Juiz de Fora passou a integrar a Secretaria de Governo. Segundo o subsecretário do órgão, Luís Fernando Martins, ressalta que a mudança foi determinante para os trabalhos desenvolvidos pela equipe da Defesa Civil. “A proximidade com o gabinete da Prefeita e o diálogo constante com a secretária de governo, Cidinha Louzada, mudaram a visão sobre o órgão e refletem na valorização das ações da Defesa Civil.”

O apoio que a atual administração da PJF fornece é essencial para desenvolver ações de prevenção de forma integrada com outros setores. O engenheiro do DPAI, Fernando Assis, enfatiza que após o mapeamento foi elaborado um mapa com as intervenções necessárias e com o setor da PJF responsável por cada ação. “O nosso diálogo com os outros setores deve ser constante. Com as intervenções sendo realizadas, o risco diminuiu e precisamos atualizar o mapeamento”, conta.

Outras informações:(32) 3690-7247

27/3/2024 - SEDIC
Juiz de Fora bate novo recorde na geração de empregos no bimestre e afirma sua vocação como polo logístico
27/3/2024 - PROCON