NOTÍCIAS:SESUC
JUIZ DE FORA - 10/6/2021 - 16:48

Conselho de Segurança abre espaço para Polícia Militar apresentar seus projetos

Portal de Notícias PJF | Conselho de Segurança abre espaço para Polícia Militar apresentar seus projetos | SESUC - 10/6/2021
Em sua reunião ordinária do mês de junho, realizada nesta quinta-feira, 10, o Conselho Municipal de Segurança Urbana e Cidadania (Comsuc) abriu espaço para a Polícia Militar de Minas Gerais apresentar seus trabalhos. A instituição de segurança acaba de completar 246 anos e comemora os 40 anos da inserção feminina na corporação em 2021. Principais serviços, identidade organizacional, articulação operacional, área de abrangência, modo de atuação, ferramentas de gestão e desafios foram expostos aos representantes de 25 organizações presentes ao encontro virtual.

A tenente Camila Fernandes, chefe de planejamento e operações do 2º Batalhão de Polícia Militar (2º BPM), abordou de maneira didática a organização interna e a operacionalização das equipes da Polícia Militar para atendimento da comunidade, desde o policiamento a pé, passando pelas ações cívico sociais, as patrulhas de prevenção, até os grupamentos especializados.
Ela parabenizou os esforços da Prefeitura de Juiz de Fora em cooperar para a ampliação da sensação de segurança na cidade, citando a importância do serviço disponibilizado recentemente à população para indicação, via WhatsApp, de postes de iluminação pública com problema. “O ambiente favorável à prática de ações criminosas, como ruas mal iluminadas, é um dos vértices do triângulo da criminalidade, que se completa com a existência de um autor disposto a agir e de uma vítima. Se a gente intervém em um desses pontos, já reduz as chances de uma ocorrência”, afirmou a militar.

Diante dos dados apresentados, a assessora de gabinete da Sesuc, Letícia Paiva, chamou a atenção para o marco histórico, confirmado pelas Polícias Civil e Militar, no período entre 24 de abril e 23 de maio deste ano, quando a cidade teve registro zero em homicídios. “Foi um mês sem homicídios, o que, entre outros fatores, reflete o trabalho que vem sendo feito pelos operadores da segurança no município. Incluímos nessa mudança os esforços empreendidos para a construção de políticas públicas para o setor e articulação com a sociedade civil estabelecida através do funcionamento deste conselho de segurança”, atestou.

O secretário de Segurança Urbana e Cidadania, Fernando Tadeu David, aproveitou a oportunidade para agradecer a todos os envolvidos no processo de vacinação das forças de segurança, finalizado no último dia 24 de maio, quando se chegou a 2.325 profissionais imunizados contra a Covid-19 em Juiz de Fora.

Participaram da reunião, além da Sesuc, membros da Secretaria de Assistência Social (SAS), Secretaria de Mobilidade Urbana (SMU); da Guarda Municipal, Polícias Federal, Rodoviária Federal, Civil, Penitenciária, Corpo de Bombeiros Militar, Ministério Público, Defensoria Pública, Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), Instituto Elo, Coletivo Maria Maria, Consep Sul, Associação dos Guardas Municipais, Associação dos Agentes de Trânsito, Associação Beneficente Pró Melhoramento do Bairro Ipiranga, Instituto Educação e Cidadania, Núcleo de Estudos de Violência e Direitos Humanos da Universidade Federal de Juiz de Fora, Faculdade Doctum, Sociedade Pró Melhoramento do Bairro Alto dos Passos, União Juizforana de Associações Comunitárias de Bairros e Distritos e Associação de Comerciantes do Bairro Poço Rico.

22/6/2021 - SS
Inverno requer mais cuidados com a saúde para pessoas com doenças respiratórias
22/6/2021 - SO
PJF realiza obras nas regiões Norte, Leste, Nordeste, Sudeste, Cidade Alta, Central e Rural