NOTÍCIAS: SO
JUIZ DE FORA - 22/6/2021 - 10:18

Departamento de Eficiência Energética instala gerador monitorado a distância

Portal de Notícias PJF | Departamento de Eficiência Energética instala gerador monitorado a distância | SO - 22/6/2021
O Setor Elétrico e Iluminação da Secretaria de Obras, em diálogo com a Secretaria de Saúde, tem auxiliado no enfrentamento da pandemia da Covid-19 com o aumento da confiabilidade do sistema de armazenamento das vacinas em Juiz de Fora.

Para isso, o Departamento de Eficiência Energética (Defen), em conjunto com o Departamento de Manutenção e Montagem (Demam), está instalando nos postos de vacinação, micro-geradores de emergência, que a Prefeitura já dispunha e estavam sem utilização, para suprir eventuais faltas de energia nas câmaras de conservação de vacinas (refrigeradores).

A primeira UBS a receber a melhoria foi a UBS de Filgueiras, que além do gerador, receberá equipamento de monitoramento de energia das câmaras de refrigeração, em desenvolvimento pelo próprio Setor Elétrico, e que informará remotamente eventos de falta de energia da Cemig, falha do gerador, dentre outras funcionalidades, permitindo assim, que providências sejam tomadas, diminuindo o risco de perdas.

O engenheiro responsável pelo Defen, Vinicius Heckert, ressalta que essa é uma ação preventiva e que não houve nenhum problema de natureza elétrica que pudesse ocasionar perda de vacinas na cidade, sendo que as melhorias foram realizadas em resposta à solicitação de análises da confiabilidade do suprimento energético, realizada pela Secretaria de Saúde.

Para a subsecretária de atenção à saúde, Joana DArc Zanelli, a instalação de geradores é fundamental para impedir perdas de vacinas que poderiam ser evitadas. “O gerador fornece uma tranquilidade assistencial, principalmente para as salas de vacina, de modo que não haja perdas que poderiam ser evitáveis. Devido à instabilidade da chegada da energia, os equipamentos estariam sujeitos a pararem de funcionar e a UBS não teria tempo hábil de fazer as intervenções. Com o gerador, as instabilidades serão sinalizadas e assim será possível evitar perdas”, destaca.

O Departamento de Eficiência Energética trabalha com a utilização inteligente de energia elétrica e com a substituição de equipamentos obsoletos por modelos eficientes, contribuindo com a otimização energética e com a sustentabilidade.

18/3/2024 - SEDH
86 casais se inscrevem no primeiro dia para o “Bem Casado”
18/3/2024 - SAS
Acompanhamento familiar é discutido com representantes do 11 Cras