NOTÍCIAS: SS
JUIZ DE FORA - 5/8/2021 - 14:35

Dia Nacional da Saúde lembra a importância dos cuidados com o bem-estar

Portal de Notícias PJF | Dia Nacional da Saúde lembra a importância dos cuidados com o bem-estar | SS - 5/8/2021
O Dia Nacional da Saúde é celebrado no dia 5 de agosto, data em que nasceu o médico e sanitarista Oswaldo Cruz, em 1872. Essa celebração é importante para lembrar a relevância dos cuidados com a saúde e ter uma boa qualidade de vida. Para a enfermeira do Pronto Atendimento Médico (PAM-Marechal), Eliana Caldeira os cuidados com a saúde então ligados em “uma co-responsabilidade entre as partes, profissionais de saúde no envolvimento e relacionamento com o usuário, através de acolhimento e escuta do paciente, respeito por sua história de vida, através de um tratamento digno, respeitoso de qualidade e vínculo. Por parte do usuário o que se espera que o mesmo se torne protagonista do autocuidado e participe ativamente deste processo”, explica a profissional.

Além disso, no Brasil, a saúde e os cuidados com a saúde são um direito para todas as pessoas, que deve ser assegurado pelo Estado. O acesso aos atendimentos são facilitados através do Sistema Único de Saúde (SUS), que oferece acolhimento às pessoas com os mais diversos serviços. Dentre eles estão a assistência médica, odontológica, fornecimento de vacinas, remédios e outros serviços de saúde. Eliana ainda ressalta a relevância desses cuidados serem oferecidos de forma gratuíta a todas as pessoas, independentemente de sexo, raça, ocupação ou outras características sociais ou pessoais. Com isso, o processo de atendimento do SUS faz com que as desigualdades sejam diminuídas.

Importância do SUS

De acordo com Eliana Caldeira, o atendimento no SUS começa na Atenção Primária à Saúde (APS). Essa entrada através da APS facilita os cuidados com a saúde, já que ela tem como característica a realização de um conjunto de ações, no âmbito individual e coletivo. Nela são incluídos a promoção e a proteção da saúde, a prevenção de agravos, o diagnóstico, o tratamento, a reabilitação, a redução de danos e a manutenção da saúde com o objetivo de desenvolver uma atenção integral que impacte positivamente na situação de saúde das coletividades. Dessa forma, fica claro que esse primeiro atendimento recebido na APS é fundamental para que o paciente tenha uma recuperação mais rápida da sua condição de saúde, além de evitar doenças que podem ser prevenidas.

Por outro lado, a enfermeira explica que os cuidados com a saúde devem ocorrer independente do momento da pandemia ou quando se tem uma queixa de mal estar. Ele deve ser constante, com a realização de exames periódicos e a procura por um profissional habilitado, como um médico. Esses cuidados previnem o agravo de diversas doenças e a cura de casos mais graves como o de câncer, que se descoberto em um estágio inicial tem grandes chances de melhorar completamente.

Portanto, Eliane explica que durante a Pandemia da Covid-19 houve um aumento excessivo da procura por hospitais e outros atendimentos de saúde. Desse modo, os profissionais do serviço passaram a ficar sobrecarregados, ainda mais por se tratar de uma doença nova, que está em estudo trazendo muitos medos e angústias.

"Este ano em especial devemos valorizar as equipes de saúde que estiveram à frente no combate à Pandemia, aos que se dedicam todos os dias para oferecer uma saúde pública de qualidade. Não está sendo um momento fácil e necessitamos que a população compreenda a necessidade ainda de se cuidar e cuidar do próximo, através da utilização das máscaras e medidas de higiene pessoal. Estamos vencendo mais uma etapa, mas a luta ainda não acabou”, explica Eliana.

25/4/2024 - SAS
Assistência Social traça ações para a construção de Plano Municipal de Educação Permanente
25/4/2024 - SE
E. M. Profa. Marlene Barros promove ações para que crianças sejam leitores assíduos