NOTÍCIAS:SESUC
JUIZ DE FORA - 15/10/2021 - 16:16

Praça do Riachuelo recebe ação de cidadania

Portal de Notícias PJF | Praça do Riachuelo recebe ação de cidadania | SESUC - 15/10/2021
A Guarda Municipal, da Secretaria de Segurança Urbana e Cidadania (Sesuc), a Agência de Proteção e Defesa do Consumidor (Procon) e equipe de abordagem social da Secretaria de Assistência Social (SAS) estiveram na Praça do Riachuelo durante toda a manhã desta sexta-feira, 15. Os servidores levaram atividades e atendimentos ao público com o propósito de promover a utilização cidadã do espaço. Além da segurança para a ação, a Guarda levou o Projeto “Estação da Leitura”, disponibilizando livros para quem tivesse interesse. Os mascotes da Guarda também ficaram expostos para as crianças fazerem fotos divertidas. O Procon ofereceu orientações sobre direitos do consumidor por meio de sua unidade Procon móvel e os abordadores da SAS mantiveram contato com pessoas em situação de rua para encaminhamento dessa população à rede de assistência do município.

A iniciativa reforça a presença do poder público na Praça e tem o objetivo de promover mudanças naquele espaço, incentivando o seu uso pela comunidade, assegurando melhores condições de trânsito a pedestres que circulam pela região e mais tranquilidade para que pessoas possam permanecer no local, seja à espera de condução, ou, simplesmente, usufruindo de um equipamento de uso coletivo acessível a todo cidadão.

Nos últimos meses, a Guarda intensificou as rondas preventivas na Praça do Riachuelo. As equipes fazem passagens e verificam as condições de segurança do logradouro, realizando encaminhamentos quando necessário e agindo em proteção da comunidade no entorno da Praça. Já são mais de 150 rondas efetuadas e 20 ocorrências registradas pela corporação no logradouro esse ano.

No mês de setembro, forças de segurança, órgãos da Prefeitura de Juiz de Fora e rede de comerciantes da região se uniram para o lançamento da Operação Segurança Cidadã naquele espaço público. A ação realizou emissão de segunda via de documentos para pessoas em situação de rua, corte de cabelo, confecção de foto 3x4, tudo de graça e sem burocracia no mesmo local. A operação deu início às intervenções por que a praça começa a passar.

Foto: Assessoria/PJF

2/12/2021 - SO
Programa Boniteza realiza 107 intervenções de melhorias urbanas
1/12/2021 - SMU