NOTÍCIAS:SS
JUIZ DE FORA - 15/10/2021 - 17:54

Bons hábitos alimentares devem ser mantidos em todas as idades

Portal de Notícias PJF | Bons hábitos alimentares devem ser mantidos em todas as idades | SS - 15/10/2021
No dia 16 de outubro é comemorado o Dia Mundial da Alimentação. A alimentação é um processo fundamental para manter a saúde e a qualidade de vida do ser humano. Os cuidados com uma dieta balanceada e a escolha dos alimentos também fazem parte desta cadeia alimentar.

A nutricionista do Pronto Atendimento Médico (PAM) Marechal, Saraline Correia, reforça esses hábitos e explica que “o que vem primeiro na cabeça da maioria das pessoas é uma dieta restritiva baseada apenas em comer verduras, legumes e ficar longe dos açúcares e gorduras, porém, isso não é verdade. Uma alimentação saudável tem como ponto chave o equilíbrio,” reforça Saraline.
Além disso, a nutricionista conta que os benefícios de se ter uma alimentação saudável são diversos, pois são fornecidos para o corpo todos os nutrientes necessários para o bom funcionamento do organismo. E para que isso aconteça a pessoa precisa ter uma alimentação variada, consumindo os alimentos dos diversos grupos alimentares e assim ingerir o maior número de nutrientes e em quantidades adequadas. Saraline também reforça que deve sempre ser priorizada a qualidade dos alimentos, ou seja, “descascar mais e desembalar menos”, e ter como base da alimentação os alimentos naturais dando preferência aos alimentos integrais, aos vegetais frutas, legumes, verduras, além da qualidade microbiológica tendo cuidado para não consumir alimentos estragados.

Atendimento nutricional

A procura por um profissional de nutrição, de acordo com Saraline, é fundamental para todas as pessoas independente da idade e da condição de saúde. Ela explica que esse atendimento é importante para que a pessoa possa ser orientada sobre como cuidar da alimentação e prevenir diversas doenças. Apesar disso, hoje, nem todas as pessoas têm acesso a um nutricionista e com isso foi disponibilizado pelo Ministério da Saúde o Guia Alimentar para a População Brasileira que orienta sobre como ter uma alimentação saudável.

Hábitos alimentares

Em relação a dieta nutricional balanceada ela é individualizada e com a inserção de nutrientes de acordo com a idade e as condições de saúde, se há alguma carência nutricional ou não, como explica a nutricionista do PAM. Por exemplo, se a pessoa é gestante, idosa, criança cada grupo terá um acompanhamento diferenciado observando também as necessidades do organismo.

Já observando a pandemia, Saraline ainda explica que, as pessoas se aproximaram da cozinha e começaram a cozinhar mais em casa, todavia foi observado que houve um aumento do consumo de alimentos ultraprocessados, bebidas alcoólicas e doces. Esses alimentos são considerados pobres nutricionalmente e precisam ser consumidos em menor quantidade. Ela ainda comenta que esse consumo exagerado pode ter se dado aos momentos delicados vividos durante a pandemia e que podem ter ocasionado mais ansiedade na população. Com isso, a nutricionista deixa claro a importância desses cuidados com a alimentação balanceada e sem restrições, além de sempre que possível a procura por um profissional.

Foto: Pixabay

2/12/2021 - SG
Gabinete de Ação e Diálogo Comunitário abre canal de comunicação nas redes sociais
2/12/2021 - SRH