NOTÍCIAS: DEFESA CIVIL
JUIZ DE FORA - 1/12/2021 - 14:26

Defesa Civil realiza 65 vistorias preventivas em novembro

Portal de Notícias PJF | Defesa Civil realiza 65 vistorias preventivas em novembro | DEFESA CIVIL - 1/12/2021
Mais da metade das vistorias realizadas pela Defesa Civil no mês de novembro foram preventivas. Das 123 ocorrências atendidas pelo órgão, 65 foram voltadas para a área de prevenção a fim de identificar medidas que poderiam ser adotadas para evitar riscos.

Na atual gestão, a Defesa Civil - sob coordenação da Secretaria de Governo (SG) - foi reestruturada e tem o seu trabalho voltado para o desenvolvimento de ações preventivas. Comparando com o mesmo período no ano passado, o aumento de vistorias na área de prevenção foi de 1.525%.

Às terças e quintas-feiras estão sendo realizadas vistorias preventivas junto ao Corpo de Bombeiros Militar de Juiz de Fora. Em trabalho intersetorial e em parceria com o Gabinete de Ação e Diálogo Comunitário (GADC), são desenvolvidas ações de mitigação do risco nas áreas, como a instalação de lonas em encostas, limpeza de bocas de lobo e colocação de leiras em vias de risco.

Em novembro, a Defesa Civil também iniciou o mapeamento de área de risco da Rua Energina Ernesto Guilherme, no Bairro de Lourdes, com base na metodologia Gides - desenvolvida pelo Serviço Geológico do Brasil (CPRM) em parceria com o governo do Japão. Também está em andamento a capacitação de voluntários para o Núcleo Comunitário de Proteção e Defesa Civil (Nupdec) do bairro Santa Luzia. A formação busca habilitar moradores com noções de defesa e prevenção, e auxiliar na criação de percepções de risco da sua região através de orientações e treinamentos.

Além disso, a Defesa Civil está se reunindo semanalmente com diversos órgãos da Prefeitura de Juiz de Fora (PJF) para apresentar o “Plano de Contingência de Proteção e Defesa Civil”, cujo objetivo é planejar intervenções de respostas para redução de possíveis riscos para atuar com maior efetividade.

Foto: Assessoria

26/1/2022 - MUSEU MARIANO PROCÓPIO
Mapro promove mais duas palestras sobre Belmiro Braga
26/1/2022 - SG