NOTÍCIAS: SMU
JUIZ DE FORA - 1/12/2021 - 15:00

Viaduto Helio Fádel Araujo é inaugurado nesta quarta, 1º, em Juiz de Fora

Portal de Notícias PJF | Viaduto Helio Fádel Araujo é inaugurado nesta quarta, 1º, em Juiz de Fora | SMU - 1/12/2021
Com o objetivo de facilitar o tráfego de veículos na região central e eliminar mais um ponto de interferência rodoferroviária da cidade, o Viaduto Helio Fádel Araujo, que possui 380 metros de extensão, ligando a Avenida Francisco Bernardino à Avenida Brasil, funcionando em duas pistas de mão única.

O convênio foi assinado no dia 21 de dezembro de 2012, com licitação, aprovação do projeto e a assinatura do contrato com o Consórcio Marco XX - Criar, realizados em 2019. A obra teve início no dia 11 de novembro do mesmo ano.

Fruto de parceria entre a Prefeitura de Juiz de Fora, o Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT) e a MRS Logística, o contrato inclui as obras do Viaduto Helio Fádel Araujo, o complexo urbanístico no entorno do trecho, com valor total aproximado de R$ 19,2 milhões, executadas pelo Consórcio Marco XX - Criar.

O projeto do Viaduto Helio Fádel Araujo faz parte do complexo viário que inclui a ponte Wilson Coury Jabour Júnior; a pavimentação asfáltica das ruas Francisco Bernardino, Farmacêutico Vespasiano Pinto Vieira, Padre Júlio Maria, Leopoldo Schmidt José Calil Ahouagi, e Howian, além do calçadão situado abaixo do viaduto, entre a Rua José Calil Ahouagi e a Rua Leopoldo Schmidt, que contou com um projeto urbanístico de revitalização do espaço e promoção da acessibilidade para os pedestres. O complexo também abrange a ampliação de calçadas e rampas, além da instalação de piso tátil direcional para garantir o acesso seguro de pessoas com deficiência ao calçadão.

Durante a cerimônia, também foi acordado o lançamento do edital de licitação de um novo elevado, a ser erguido na Rua Benjamin Constant, que irá terminar o ciclo do binário de interposição da passagem de nível da mesma via, eliminando a inferência da passagem dos trens na rua Benjamin.

Sobre o projeto

A construção do viaduto Helio Fádel Araujo foi realizada com acessos em terra armada, cinco pilares sobre fundação do tipo estaca escavada de 1,20m que sustentam a estrutura metálica tipo caixão metálico em curva e a laje de concreto armado.

Além disso, o viaduto possui 380 metros de extensão com duas pistas em sentido único, com largura total de 9,95m, iluminação em Led e projeto de urbanização promovendo a acessibilidade e mobilidade dos pedestres.

Os principais materiais utilizados foram 317 kg de aço SAC 300; 113 kg de aço CA-50 (vergalhões); e 1.124 m³ de concreto usinado.

Hélio Fádel Araújo

O viaduto “Helio Fádel Araujo” homenageia o arquiteto que trouxe contribuições significativas para a construção civil na cidade e teve a lei de nomeação aprovada em 21 de julho de 2020.

Helio Fádel formou-se em 1955 pela Faculdade Nacional de Arquitetura da Universidade do Brasil, no Rio de Janeiro. Em 1957, veio para Juiz de Fora, tendo participação efetiva no desenvolvimento da cidade. Foi chefe do Segundo Distrito de Obras Públicas do Estado de Minas Gerais; secretário de Planejamento e Urbanismo na Prefeitura de Juiz de Fora (PJF); presidente da Comissão Municipal de Uso do Solo; professor e arquiteto da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF); e prefeito da Cidade Universitária.

Foto: Carlos Mendonça

26/1/2022 - MUSEU MARIANO PROCÓPIO
Mapro promove mais duas palestras sobre Belmiro Braga
26/1/2022 - SG