NOTÍCIAS: DEMLURB
JUIZ DE FORA - 1/12/2021 - 17:02

Portal de Notícias PJF | Novo Ecoponto de Juiz de Fora será inaugurado nesta sexta-feira, 3, no Bairro Barbosa Lage | DEMLURB - 1/12/2021
Nesta sexta-feira, 3, será inaugurado o “Ecoponto – Ponto de Coleta”, construído por meio do Termo de Colaboração celebrado entre o Departamento Municipal de Limpeza Urbana (Demlurb) da Prefeitura de Juiz de Fora (PJF) e a MRS Logística S.A., na Rua Antônio Weitzel, s/n (em frente ao nº 710), no Bairro Barbosa Lage. A cerimônia terá início às 10h e contará com a presença da prefeita Margarida Salomão, convidada a realizar o plantio de duas das mudas de árvores que irão compensar parte das que precisaram ser retiradas da área de construção do ecoponto. Também estarão presentes diretores e representantes do Demlurb e da MRS Logística.

O novo equipamento público foi preparado para receber resíduos da construção civil, verdes (poda), volumosos (móveis e madeira) e recicláveis, além de alguns resíduos da logística reversa, com intuito de reduzir os locais de descarte irregular desses tipos de materiais. Qualquer pessoa pode entregar esses resíduos no ecoponto gratuitamente, respeitando o limite de 1m³ (um metro cúbico) ensacados por dia, o que equivale a mil litros. A localização em que o ecoponto do Bairro Barbosa Lage foi construído beneficiará, principalmente, moradores das regiões Centro-Oeste e Norte de Juiz de Fora que, até então, precisavam se deslocar até um dos dois ecopontos existentes na cidade, nos bairros Aeroporto e Bom Jardim, para fazerem o descarte regular de resíduos.

De acordo com o Termo de Colaboração, coube à MRS Logística “implantar toda a estrutura necessária para funcionamento do ecoponto, como construção de baias, guarita e instalações sanitárias nas áreas mapeadas para este fim”, além de “permitir o uso pelo Demlurb das áreas que se encontram na faixa de domínio sob sua responsabilidade”. A parte externa do muro do ecoponto recebeu a intervenção artística do grafiteiro Lucio Rodrigues, com mensagens de incentivo à redução, reutilização e reciclagem de resíduos.

O Demlurb será responsável por toda gestão do ecoponto, garantindo a mão de obra, além de realizar a interface necessária com a Associação Lixo Certo (Alicer), envolvida no projeto. O novo equipamento público atenderá a uma das recomendações do Plano Municipal de Gestão Integrada de Resíduos Sólidos (PMGIRS), que prevê a instalação de 16 pontos de coleta no município.

Outras informações:
(32) 3690-3537 - Departamento Municipal de Limpeza Urbana (Demlurb).

26/1/2022 - MUSEU MARIANO PROCÓPIO
Mapro promove mais duas palestras sobre Belmiro Braga
26/1/2022 - SG
Evento de recolhimento de lixo eletrônico acontece na Praça da Estação neste sábado