NOTÍCIAS: SESMAUR
JUIZ DE FORA - 1/12/2021 - 18:03

Portal de Notícias PJF |  PJF promove curso de Educação financeira para comerciantes populares da Praça do Riachuelo | SESMAUR - 1/12/2021
Em continuidade à série de eventos promovidos pela Prefeitura de Juiz de Fora (PJF) para fortalecer o novo comércio popular de rua, foi promovido pela Secretaria de Meio Ambiente e Atividades Urbanas (Sesmaur), nesta quarta-feira, dia 1, um curso de educação financeira, voltado para os comerciantes ambulantes que passaram a ocupar a Praça do Riachuelo.

O evento foi ministrado pela gerente de departamento de estudos, pesquisas e projetos da Agência de Proteção e Defesa do Consumidor (Procon), Fabíola Meirelles, e contou com a participação de servidores da Secretaria de Desenvolvimento Sustentável e Inclusivo, da Inovação e Competitividade (Sedic) Durante o evento, os participantes foram orientados sobre as relações de consumo entre consumidor e fornecedor e receberam dicas de planejamento, formas de gerir o dinheiro, entre outras.

A gerente do Procon, Fabíola Meirelles, explicou que o princípio básico para o bom resultado do planejamento é determinação e disciplina. “É preciso ter foco e não desistir dos objetivos traçados. Determinação e disciplina são fundamentais para o bom resultado do planejamento”. Segundo ela, orientar os ambulantes financeiramente é muito importante, pois pode auxiliá-los a ter mais sucesso em qualquer tipo de negócio. “Para os que são MEI, esse conhecimento é ainda mais importante. Saber planejar o quanto se ganha e se gasta é fundamental para o êxito nos negócios.”

Já a comerciante popular, Maria de Fátima Pedrosa, acredita que os conhecimentos irão ajudar a manter o trabalho, principalmente nesse momento de transição de espaço. Para Maria Aparecida Marques, também trabalhadora da Praça,” inovar, investir e crescer requer saber administrar e poupar. A iniciativa da PJF vai ajudar a todos nós a traçar esse caminho.”

Durante toda a semana foram realizados eventos na Praça do Riachuelo com o objetivo de valorizar e fomentar o comércio no local. Todas as ações são coordenadas pela secretária de Governo, Cidinha Louzada.

Confira a programação desta semana:

Quinta-feira, dia 2
Vacinação antirrábica, das 9h às 14h.
Procon Móvel - Tira dúvidas sobre direitos do consumidor, das 13h às 17h.
Ação social, com realização de corte de cabelo para população em situação de vulnerabilidade.

Sexta-feira, dia 3
Vacinação antirrábica, das 9h às 14h.
Procon Móvel - Tira dúvidas sobre direitos do consumidor, das 13h às 17h.
Happy hour com cerveja e atração musical, a partir das 16h.

26/1/2022 - MUSEU MARIANO PROCÓPIO
Mapro promove mais duas palestras sobre Belmiro Braga
26/1/2022 - SG
Evento de recolhimento de lixo eletrônico acontece na Praça da Estação neste sábado