| Ir para o menu - 0 | Ir para conteúdo - 1 | Ir para Mapa do Site - 2 | Acessibilidade - 3
  |   -A     Padrao     A+   |  

Portal de Notícias
NOTÍCIAS: SMU
JUIZ DE FORA - 1/12/2021 - 18:33



Viaduto Helio Fádel Araujo traz melhorias para o trânsito no Centro



Portal de Notícias PJF | Viaduto Helio Fádel Araujo traz melhorias para o trânsito no Centro | SMU - 1/12/2021
Em cerimônia realizada nesta quarta-feira, 1º, foi inaugurado o novo equipamento viário da cidade que será aberto à circulação de veículos na próxima segunda-feira, dia 6. De modo a eliminar mais um ponto de interferência rodoferroviária da cidade e de facilitar o trânsito no Centro, o Viaduto Helio Fádel Araujo interliga a Avenida Francisco Bernardino à Avenida Brasil. A intervenção construída pela Prefeitura de Juiz de Fora (PJF) contempla ainda o complexo urbanístico no entorno do trecho, que tem como objetivo garantir a acessibilidade dos pedestres.

O evento contou com a presença da prefeita Margarida Salomão; do Ministro de Infraestrutura, Tarcísio Gomes de Freitas; do diretor substituto de Infraestrutura Rodoviária do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT), Jean Trevisolo; do presidente da MRS Logística, Guilherme Segalla de Mello; de diversas autoridades políticas; e dos familiares do arquiteto Helio Fádel Araujo, homenageado com a titularidade do viaduto.

Em seu discurso, a prefeita Margarida Salomão destacou a importância da construção para a cidade e ressaltou que o objetivo é continuar a concretizar obras de infraestrutura no Município. “Esta é uma grande intervenção de mobilidade e acessibilidade na região central de Juiz de Fora. A obra foi assinada pelo ministro enquanto diretor do DNIT da presidenta Dilma Rousseff. Seguiremos agora com a implantação do viaduto da Rua Benjamin Constant para criação de um sistema binário de transposição da linha férrea. Estamos trabalhando para uma cidade melhor. Queremos uma cidade boa para todo mundo. Viva Juiz de Fora!”.

O Ministro de Infraestrutura do Brasil, Tarcísio Gomes de Freitas, ressaltou que os investimentos em infraestrutura são essenciais para as cidades e para os cidadãos. “Os viadutos vão ajudar na mobilidade urbana e na transposição da via férrea e esta é mais uma inauguração de um projeto de 2012 que contempla a inauguração de pontes e de viadutos em Juiz de Fora”.

Já o secretário de Planejamento do Território e Participação Popular (SEPPOP), Martvs das Chagas, ressaltou que além das obras do viaduto, é importante a preocupação com os espaços do entorno, promovendo a acessibilidade e a boniteza. “Entregamos o viaduto com uma inovação: é a primeira obra viária que não é pensada apenas nos carros, mas, também nos pedestres. Todo entorno do viaduto foi planejado para ser um local de urbanismo e cidadania”.

Para o diretor de Relações Institucionais da MRS, Gustavo Bambini, que falou em nome da empresa, mais parcerias como estas devem ser criadas. "É necessário construirmos mais políticas públicas com a participação da iniciativa privada, como é o exemplo deste viaduto, que contou com recursos federais, da Prefeitura e da MRS”.

Representando a família do arquiteto, Rogério Adum, filho de Helio Fádel Araujo, lembrou com carinho e admiração do homenageado do dia. “Hoje, Juiz de Fora retribui todo o amor que ele teve pela cidade. Meu pai primava pela simplicidade e tinha tantos amigos quanto o número de placas com seu nome nas obras em que foi responsável. Estou muito grato e feliz pela cidade. Gratidão, aliás, era uma grande característica do seu legado”.





Hélio Fádel Araújo

O viaduto “Helio Fádel Araujo” homenageia o arquiteto que trouxe contribuições significativas para a construção civil na cidade e teve a lei de nomeação aprovada em 21 de julho de 2020.

Helio Fádel formou-se em 1955 pela Faculdade Nacional de Arquitetura da Universidade do Brasil, no Rio de Janeiro. Em 1957, veio para Juiz de Fora, tendo participação efetiva no desenvolvimento da cidade. Foi chefe do Segundo Distrito de Obras Públicas do Estado de Minas Gerais; secretário de Planejamento e Urbanismo na Prefeitura de Juiz de Fora (PJF); presidente da Comissão Municipal de Uso do Solo; professor e arquiteto da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF); e prefeito da Cidade Universitária.

Foto: Carlos Mendonça



 IMPRIMIR 
19/4/2024 - FUNALFA
Dia Mundial do Livro terá evento gratuito unindo três equipamentos de cultura
19/4/2024 - CESAMA
Novo Reservatório do Democrata será interligado ao sistema da Cesama na próxima segunda-feira, 22
19/4/2024 - SETUR
Plano Municipal de Turismo discute atualização em evento na terça, 23
19/4/2024 - SS
Confira a rota semanal dos Agentes de Combate a Endemias pelo município
19/4/2024 - SESMAUR
Parque da Lajinha inaugura horário estendido e nova programação 
19/4/2024 - SS
Confira o calendário semanal de imunização contra a Covid-19
19/4/2024 - SMU
Eventos geram fechamentos pontuais em vias de bairros da cidade
19/4/2024 - SEDIC
"Vagou JF" da PJF encerra a semana com vagas abertas para operador de loja (PCD) e outras oportunidades
19/4/2024 - SEDIC
Espaço Emprego JF terá oferta de mais de 400 vagas na próxima semana
19/4/2024 - DEFESA CIVIL
Defesa Civil divulga balanço do período chuvoso de 2023-2024
19/4/2024 - SEDIC
Divulgada a programação final da Conferência Municipal de Ciência, Tecnologia e Inovação que acontece neste sábado, 20
19/4/2024 - SEDH
“Cine Democracia Sempre” promove sessão dupla de cinema com participação dos diretores dos filmes
19/4/2024 - PREFEITA
Prefeita Margarida Salomão inaugura primeira etapa das obras de drenagem de Santa Luzia e nova iluminação no Parque da Lajinha
19/4/2024 - SEL
Yoga no Parque acontece no Parque Municipal no domingo, 21
19/4/2024 - SE
Secretaria de Educação lança 2º edição do calendário virtual que homenageia suas servidoras
18/4/2024 - SEL
PJF realiza Meeting Paradesporto na UFJF no domingo, 21
18/4/2024 - SETUR
Juiz de Fora se consolida como destino para eventos LGBTQIA+ na feira WTM
18/4/2024 - SE
Dia Nacional do Livro Infantil é comemorado com leitura e arte na E. M. Manuel Bandeira
18/4/2024 - SEDIC
"Vagou JF" da PJF tem vagas abertas para supervisor de loja e outras oportunidades
18/4/2024 - FUNALFA
Comissão Municipal da Capoeira terá eleição terça, 23, no Anfiteatro João Carriço
Prefeitura de Juiz de Fora
Av. Brasil, 2001 | Centro - Juiz de Fora/MG - CEP: 36060-010
Todos os direitos reservados. Copyright © 2021 - Site versão 3.2