NOTÍCIAS: SMU
JUIZ DE FORA - 1/12/2021 - 18:33

Viaduto Helio Fádel Araujo traz melhorias para o trânsito no Centro

Portal de Notícias PJF | Viaduto Helio Fádel Araujo traz melhorias para o trânsito no Centro | SMU - 1/12/2021
Em cerimônia realizada nesta quarta-feira, 1º, foi inaugurado o novo equipamento viário da cidade que será aberto à circulação de veículos na próxima segunda-feira, dia 6. De modo a eliminar mais um ponto de interferência rodoferroviária da cidade e de facilitar o trânsito no Centro, o Viaduto Helio Fádel Araujo interliga a Avenida Francisco Bernardino à Avenida Brasil. A intervenção construída pela Prefeitura de Juiz de Fora (PJF) contempla ainda o complexo urbanístico no entorno do trecho, que tem como objetivo garantir a acessibilidade dos pedestres.

O evento contou com a presença da prefeita Margarida Salomão; do Ministro de Infraestrutura, Tarcísio Gomes de Freitas; do diretor substituto de Infraestrutura Rodoviária do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT), Jean Trevisolo; do presidente da MRS Logística, Guilherme Segalla de Mello; de diversas autoridades políticas; e dos familiares do arquiteto Helio Fádel Araujo, homenageado com a titularidade do viaduto.

Em seu discurso, a prefeita Margarida Salomão destacou a importância da construção para a cidade e ressaltou que o objetivo é continuar a concretizar obras de infraestrutura no Município. “Esta é uma grande intervenção de mobilidade e acessibilidade na região central de Juiz de Fora. A obra foi assinada pelo ministro enquanto diretor do DNIT da presidenta Dilma Rousseff. Seguiremos agora com a implantação do viaduto da Rua Benjamin Constant para criação de um sistema binário de transposição da linha férrea. Estamos trabalhando para uma cidade melhor. Queremos uma cidade boa para todo mundo. Viva Juiz de Fora!”.

O Ministro de Infraestrutura do Brasil, Tarcísio Gomes de Freitas, ressaltou que os investimentos em infraestrutura são essenciais para as cidades e para os cidadãos. “Os viadutos vão ajudar na mobilidade urbana e na transposição da via férrea e esta é mais uma inauguração de um projeto de 2012 que contempla a inauguração de pontes e de viadutos em Juiz de Fora”.

Já o secretário de Planejamento do Território e Participação Popular (SEPPOP), Martvs das Chagas, ressaltou que além das obras do viaduto, é importante a preocupação com os espaços do entorno, promovendo a acessibilidade e a boniteza. “Entregamos o viaduto com uma inovação: é a primeira obra viária que não é pensada apenas nos carros, mas, também nos pedestres. Todo entorno do viaduto foi planejado para ser um local de urbanismo e cidadania”.

Para o diretor de Relações Institucionais da MRS, Gustavo Bambini, que falou em nome da empresa, mais parcerias como estas devem ser criadas. "É necessário construirmos mais políticas públicas com a participação da iniciativa privada, como é o exemplo deste viaduto, que contou com recursos federais, da Prefeitura e da MRS”.

Representando a família do arquiteto, Rogério Adum, filho de Helio Fádel Araujo, lembrou com carinho e admiração do homenageado do dia. “Hoje, Juiz de Fora retribui todo o amor que ele teve pela cidade. Meu pai primava pela simplicidade e tinha tantos amigos quanto o número de placas com seu nome nas obras em que foi responsável. Estou muito grato e feliz pela cidade. Gratidão, aliás, era uma grande característica do seu legado”.

Hélio Fádel Araújo

O viaduto “Helio Fádel Araujo” homenageia o arquiteto que trouxe contribuições significativas para a construção civil na cidade e teve a lei de nomeação aprovada em 21 de julho de 2020.

Helio Fádel formou-se em 1955 pela Faculdade Nacional de Arquitetura da Universidade do Brasil, no Rio de Janeiro. Em 1957, veio para Juiz de Fora, tendo participação efetiva no desenvolvimento da cidade. Foi chefe do Segundo Distrito de Obras Públicas do Estado de Minas Gerais; secretário de Planejamento e Urbanismo na Prefeitura de Juiz de Fora (PJF); presidente da Comissão Municipal de Uso do Solo; professor e arquiteto da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF); e prefeito da Cidade Universitária.

Foto: Carlos Mendonça

26/1/2022 - MUSEU MARIANO PROCÓPIO
Mapro promove mais duas palestras sobre Belmiro Braga
26/1/2022 - SG