NOTÍCIAS: FUNALFA
JUIZ DE FORA - 1/7/2022 - 15:38

Portal de Notícias PJF | Festival Mulheres no Volante recebe inscrições para mostra de filmes e Feira de Arte e Cultura | FUNALFA - 1/7/2022

Completando 15 anos de criação, o Festival Mulheres no Volante (MnV), patrocinado pelo “Edital Murilão”, do Programa Cultural Murilo Mendes, terá uma programação extensa e inteiramente gratuita, na primeira semana de agosto. A edição comemorativa inclui uma mostra de curtas-metragens realizados por mulheres, cujas inscrições estão abertas até o dia 10 de julho, pelo site do festival. Também estão abertas inscrições para artistas, artesãs e produtoras independentes que queiram mostrar seus trabalhos na Feira de Arte e Cultura MnV 2022, que vai acontecer no dia 6 de agosto, sábado, no Parque Halfeld. As interessadas em participar podem entrar em contato através do e-mail: mulheresnovolante@gmail.com.

Criado em 2007 pelas artistas Bruna Provazi, Tainá Novellino e Paula Velloso, o festival tem como objetivos incentivar e dar visibilidade às produções feitas por mulheres, reunindo diferentes manifestações culturais e potencializando redes de troca entre artistas e produtoras da cidade. Para todas as atividades será priorizada a participação de mulheres negras, de orientações sexuais e de gênero dissidentes e periféricas.

O evento está sendo retomado depois de um intervalo de cinco anos, o que explica o tema: “Todo recomeço é uma forma de resistência”. Além da mostra de curtas e da Feira de Arte e Cultura, o MnV vai oferecer shows, oficinas, debates, artes visuais e urbanas. Entre as atrações já confirmadas estão Mc Xuxú, Tata Chama e as Inflamáveis e Laura Conceição. As atividades vão ocupar diversos espaços da cidade, como o Parque Halfeld, a Praça CEU, em Benfica, o Anfiteatro João Carriço e o Teatro Paschoal Carlos Magno.

“Nesta edição, decidimos propor um novo formato, democratizando ainda mais o acesso à arte produzida por mulheres. Existe uma produção cultural pulsante em todas as regiões da cidade, portanto os eventos não podem ficar restritos ao centro, então vamos ocupar também a Zona Norte”, afirma Tainá Novellino, criadora do festival. “Em um momento tão desafiador para o mundo, encontramos novas razões para seguir criando. E diante de tantos retrocessos em nosso país, reafirmar a arte produzida por mulheres, em sua diversidade, é uma necessidade”, completa Bruna Provazi, também criadora do festival.

O Programa Cultural Murilo Mendes é mantido pela Prefeitura de Juiz de Fora (PJF), com recursos do Fundo Municipal de Incentivo à Cultura (Fumic), e gerido pela Fundação Cultural Alfredo Ferreira Lage (Funalfa).

Programação do Festival Mulheres no Volante 2022

Abertura | 1º de Agosto

Às 19 horas, no Teatro Paschoal Carlos Magno

Debate: “Mulheres produzindo cultura hoje: desafios e alternativas”

Com: Giane Elisa Sales de Almeida (Diretora-gerasl da Funalfa), Cibele Lopes (produtora cultural), Amanda Fie (DJ e produtora cultural), Tainá Novellino, Bruna Provazi e Paula Velloso (Mulheres no Volante).

Oficinas | 2, 3, 7 e 8 de Agosto

- Oficina Falada Poesia, com Anelise Freitas & Laura Conceição

- Oficina Vivência de Pintura Intuitiva com Geotintas, com Nina Pinheiro

- Oficina de Pandeiro & Ritmo, com Mariana Assis