NOTÍCIAS: SESUC
JUIZ DE FORA - 23/9/2022 - 16:49

Forças de segurança se unem na operação nacional Maria da Penha

Portal de Notícias PJF | Forças de segurança se unem na operação nacional Maria da Penha | SESUC - 23/9/2022

Nesta sexta-feira, 23, as Polícias Militar, Civil, o Corpo de Bombeiros e a Guarda Municipal participaram do lançamento da operação nacional Maria da Penha, desencadeada em todo o país em complementação às estratégias desenvolvidas na “Campanha Agosto Lilás” de proteção à violência contra a mulher. Para lembrar a população sobre a importância de buscar ajuda para a redução de casos de violência, que podem chegar ao feminicídio, os profissionais de segurança realizaram panfletagem no calçadão da Halfeld durante a manhã.

Participaram a Delegacia Especializada de Atendimento à Mulher (DEAM), da Polícia Civil; a Patrulha de Prevenção à Violência Doméstica (PPVD), da Polícia Militar; bombeiros militares e guardas municipais. Todos, profissionais que atuam diretamente na frente de apoio, atendimento e socorro a mulheres vítimas de violência.

A ação conjunta visa à mobilização de todos os órgãos envolvidos no atendimento às vítimas de violência doméstica e familiar, bem como a rede de proteção às mulheres. O objetivo da operação é o enfrentamento com foco no atendimento adequado aos casos emergenciais, enfatizando a importância do atendimento integral, padronização e formalização das ações relacionadas à violência contra a mulher, a fim de que os casos sejam recebidos e direcionados com agilidade, preservando vidas.

Somente este ano, a Guarda Municipal foi responsável pelo encaminhamento de dois casos de descumprimento de medida protetiva. Uma em março, nas imediações da Praça do Riachuelo, e outra, em junho, no Mercado Municipal, dentro do Complexo Cultural Bernardo Mascarenhas (CCBM). As mulheres vítimas das investidas de seus antigos parceiros, mesmo diante da determinação legal de distância mínima entre eles, buscaram apoio em agentes da Guarda Municipal em áreas públicas da cidade e tiveram sucesso em evitar a aproximação e em fazer valer a lei. Os homens detidos foram apresentados à autoridade policial e recolhidos ao sistema prisional.

O fortalecimento de ações destinadas ao enfrentamento e à prevenção de todas as formas de violência contra as mulheres é uma das metas que compõem o Plano Municipal de Segurança Urbana e Cidadania de Juiz de Fora em vigor desde outubro de 2021. Bem como é competência da Guarda Municipal colaborar, de forma integrada com os órgãos de segurança pública, em ações conjuntas que contribuam com a paz social, conforme previsto na lei federal 13.022/2016.

Se você tem interesse em receber esta e outras notícias da PJF diretamente no WhatsApp, entre no nosso grupo “Central Notícias PJF"

4/10/2022 - SS
Confira o calendário de imunização contra a Covid-19 na quarta-feira, 5
4/10/2022 - DEFESA CIVIL