| Ir para o menu - 0 | Ir para conteúdo - 1 | Ir para Mapa do Site - 2 | Acessibilidade - 3
  |   -A     Padrao     A+   |

NOTÍCIAS: SE
JUIZ DE FORA - 26/5/2023 - 11:01

Portal de Notícias PJF | Curso “Leitura e Escrita” na Educação Infantil realiza oficinas presenciais no mês de maio | SE - 26/5/2023

Durante esta semana, a Secretaria de Educação (SE) da Prefeitura de Juiz de Fora (PJF) realizou encontros presenciais do Curso Leitura e Escrita na Educação Infantil. 14 turmas foram distribuídas em quatro escolas de diferentes regiões da cidade. O encontro deste mês tem como proposta o desenvolvimento de uma Tertúlia Literária, prática de leitura dialógica que consiste em um encontro ao redor da literatura com o objetivo de compartilhar experiências em torno do livro Indez, do escritor Bartolomeu Campos de Queirós.

O livro é um inventário sensível de uma infância no interior do Brasil em que Bartolomeu toca o leitor, lançando um olhar surpreso e maravilhado para a sua própria infância. As cursistas estão sendo convidadas a falar com liberdade sobre o texto literário lido e, nas trocas de experiências entre leitoras, tecerem outras narrativas. Afinal, quem lê também tem muito a dizer.

Oficinas Presenciais Mensais

Os encontros estão ocorrendo no mês de maio, no período da noite, de segunda-feira a quinta-feira. As 14 turmas são organizadas em quatro espaços, sendo  três escolas municipais e uma da rede particular: Escola Municipal Professor Oswaldo Velloso, (E.M.) Antônio Carlos Fagundes, E.M. Tancredo Neves e Jesuítas.

“Na minha opinião, o curso LEEI se configura como uma rica e ampla oportunidade de formação para todos os profissionais que atuam nas instituições de educação infantil da nossa cidade. Em nosso último encontro, por exemplo, realizamos uma roda de conversa sobre o livro ‘Indez’ e pudemos rememorar fatos, experiências e vivências das nossas infâncias. Assim, nos emocionamos, nos sensibilizamos, nos identificamos e aprendemos com os relatos de outras colegas cursistas. Foi um momento singular e inspirador para o fortalecimento e experimentação da potência que a literatura pode exercer na formação de adultos e crianças”, explica Maria Cristina Fontes Amaral, diretora da Escola Municipal Professora Maria Júlia dos Santos.

Leitura e Escrita na Educação Infantil (LEEI)

A Prefeitura de Juiz de Fora (PJF), por meio da Secretaria de Educação (SE), em parceria com a Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) e a Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF), oferta este ano, aos profissionais das escolas da Rede Municipal de Ensino e das instituições parceiras do município (Creches), o curso "Leitura e Escrita na Educação Infantil (LEEI)".

O LEEI é um curso de aperfeiçoamento de 120 horas, que é certificado pela UFMG. As 584 vagas foram destinadas às coordenadoras pedagógicas que realizam trabalho pedagógico com turmas de Educação Infantil, aos diretores e diretoras escolares, aos professores e professoras que atuam na Educação Infantil (puderam se inscrever professores referência I, referência II, educação física, sala de leitura, linguagens artísticas), às coordenadoras e professoras das creches parceiras do município e à equipe técnica que atua na SE.

A oferta do LEEI constitui uma política de formação da rede municipal e faz parte da implementação do currículo da rede e da proposta pedagógica do município, denominada "LêMundo". O objetivo do curso é oferecer subsídios teórico-práticos para o trabalho com a oralidade, a leitura e a escrita em creches e pré-escolas.

O curso, que teve sua abertura oficial em 21 de março com a participação da prefeita Margarida Salomão, é ofertado na modalidade híbrida, à distância e presencialmente, com término previsto para dezembro deste ano. Os encontros síncronos (on-line ou presenciais) são semanais, no período noturno. As atividades assíncronas serão realizadas no Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA) Moodle.

17/4/2024 - PREFEITA
Prefeita realiza a entrega de nova viatura semi blindada à Polícia Militar
17/4/2024 - SESUC
Gape aborda cyberbullying com alunos de escola municipal