O dia 31 de maio é considerado o “Dia Mundial Sem Tabaco". Diversas ações são realizadas ao redor do mundo com o intuito de alertar sobre as doenças e mortes evitáveis relacionadas ao tabaco, pois ele é a primeira causa de mortes evitáveis no mundo. Visando alcançar os servidores da Prefeitura de Juiz de Fora (PJF), o Departamento de Ambiência Organizacional (Damor) da Secretaria de Recursos Humanos (SRH) dá início na próxima quarta, às 15h, à edição 2023 do Programa de Tratamento ao Tabagismo.
A primeira ação será no Museu Ferroviário, quando acontecerá a sensibilização do grupo. Esse é o momento em que os servidores conhecem a proposta de tratamento e no caso de interesse, realizam a inscrição. A proposta parte da ideia de que oferecer tratamento aos que desejam parar de fumar é uma importante estratégia de controle ao tabagismo. Para divulgar a data e como forma de conscientizar os servidores, a equipe do Damor esteve no prédio-sede da PJF durante a semana para convite aos trabalhadores e trabalhadoras.
O tabagismo é uma doença causada pela dependência química da nicotina, uma das substâncias presentes no cigarro. A cessação do tabaco tem muitos benefícios como: melhora na qualidade de vida e aumento da capacidade pulmonar, deixando a pessoa menos vulnerável a doenças, como a Covid-19. Segundo a OMS, existem mais de 100 razões para parar de fumar. Essas razões tornam-se benefícios, tanto para quem fuma, quanto para aqueles ao seu redor. Criada em 31 de maio de 1987 pela Organização Mundial da Saúde (OMS), a data deste ano tem como tema “o uso do cigarro eletrônico”.
Para conferir mais ações que a PJF realizará na data, acesse aqui.