Nesta quinta-feira, 25, a equipe do projeto Guardas no Apoio e Prevenção nas Escolas (Gape) esteve na Escola Municipal Camilo Guedes no distrito de Valadares para mais uma rodada de conversa com alunos do ensino fundamental. O trabalho focado na prevenção e na cultura de paz levou à reflexão sobre a construção da identidade e a prática do bullying. No dia 2 de junho, os alunos da Escola Municipal Santa Cândida, recebem a equipe da Guarda Municipal.
“Ser diferente é normal”. A partir dessa máxima, a conversa sobre construção da identidade foi demonstrando a inconsistência de cada aspecto utilizado pelo bullying para constranger, humilhar, subjugar e provocar sofrimento em alguém. “Nós somos diversos, existem vários tipos de pessoas, com vários tipos de cabelos, tipo de olhos, boca, nariz, corpo, cor de pele. Uma das origens do preconceito e do bullying está na dificuldade de reconhecer que nós somos diferentes. E que essas diferenças não nos fazem superior, nem nos torna inferior a ninguém. Apenas diferentes. Ser diferente é natural, é normal, é legal e é um direito de cada um”, pontuou a assessora da Secretaria de Segurança Urbana e Cidadania, Charline Juvenal.
A aceitação e o reconhecimento do que cada um é compõem a formação da identidade do indivíduo. Conforme a pessoa se vê define a estrutura particular interna que pode ser suscetível ao resistente ao modo como ela recebe a visão do outro. “Toda a construção de identidade depende também da aprovação do outro. Se as pessoas que convivem com a gente agem para destruir a construção da nossa identidade, a autoestima da gente fica fragilizada. E, uma identidade enfraquecida leva ao sofrimento. Quando eu olho para o meu colega e resolvo zoar uma característica física dele, eu estou fragilizando ele como pessoa”, ressaltou a assessora em referência aos efeitos do bullying.
As conversas desenvolvidas pelo Gape buscam trabalhar a empatia e o respeito às diferenças, contribuindo para a compreensão e o valor da diversidade. O resultado esperado é a conscientização para a construção de uma cultura de paz, em que a tolerância, a convivência, a aceitação sejam fortalecidas pela autoestima e o empoderamento. Assim, as diferenças devem ser vistas como as características que tornam cada pessoa única e não motivos de desigualdades e sofrimentos
As atividades atendem às demandas das unidades de ensino e promovem o estreitamento de laços com a comunidade escolar, numa proposta de ampliação da segurança nestes ambientes. As Escolas Municipais Henrique José de Souza, Marlene Barros, Carlos Fagundes, Vereador Marcos Freez, Santa Cecília, Georg Rodembch, Estadual Almirante Barroso, Vereador Raymundo Hargreaves já foram contempladas pela estratégia.
A prevenção à violência e à criminalidade é diretriz do Plano Municipal de Segurança Urbana e Cidadania (Lei 14.242), assim como o envolvimento comunitário é papel da Guarda Municipal. De sorte que o trabalho levado às escolas ajuda a fomentar a cultura da paz entre jovens nos diferentes territórios, em parceria com outros setores da Prefeitura, numa proposta de intersetorialidade condizente com o referido plano.