| Ir para o menu - 0 | Ir para conteúdo - 1 | Ir para Mapa do Site - 2 | Acessibilidade - 3
  |   -A     Padrao     A+   |  

Portal de Notícias
NOTÍCIAS: FUNALFA
JUIZ DE FORA - 21/11/2023 - 09:37



Projeto da Praça CEU usa tecnologia como ferramenta na luta antirracista



Portal de Notícias PJF | Projeto da Praça CEU usa tecnologia como ferramenta na luta antirracista | FUNALFA - 21/11/2023

Como parte das atividades que comemoram o Novembro Negro, a Praça CEU (Centro de Artes e Esportes Unificados Coronel Adelmir Romualdo de Oliveira) lançou um projeto que usa a tecnologia como aliada na luta antirracista. Sob orientação do articulador cultural Vasciscley Ribeiro, as alunas da oficina de informática, Cláudia Moreira e Jacquelyne Oliveira, criaram um QR-Code para divulgar mulheres negras e homens negros com importantes legados em diferentes áreas, como literatura, dança, esporte e artes plásticas.
 

O material inclui foto e biografia, que são exibidos ao som dos cantores Tim Maia e Dona Ivone Lara, também negros. Segundo o coordenador-geral da Praça CEU, Guy Schmidt, o material deve ser oportunamente atualizado, de modo que o projeto funcione como um espaço dinâmico para divulgação de personalidades negras. A primeira leva de homenageados inclui o escultor Aleijadinho, a cantora Elza Soares, a jornalista Glória Maria, o cantor Milton Nascimento, a dançarina Ingrid Silva, a ativista Marielle Franco, o jogador Pelé, além dos escritores Machado de Assis, Carolina Maria de Jesus, Maria Firmina dos Reis e Conceição Evaristo.
 

Vasciscley conta que a ideia surgiu durante uma reunião que lançou o desafio de todas as oficinas produzirem conteúdos ou projetos associados à temática racial, atrelando o aprendizado às reflexões do Novembro Negro. “Na oficina, estava trabalhando com webdesign e essas duas alunas, que são negras, se dedicaram a este slideshow, transformando-o em um QR-Code, que foi espalhado em diferentes pontos da Praça CEU. Os frequentadores ficam curiosos e conseguem acessar o conteúdo com muita facilidade, pelo celular.”
 

A Praça CEU localiza-se na Avenida Juscelino Kubitschek 5.899, Benfica, sendo mantida pela Prefeitura de Juiz de Fora (PJF), por meio da Fundação Cultural Alfredo Ferreira Lage (Funalfa) e com prestação de serviços da Associação Cultural Arte e Vida (Acav).


Foto: Divulgação / Praça CEU


 



 IMPRIMIR 
28/11/2023 - FUNALFA
Dia do Samba: Escolas promovem festa com apresentação dos sambas-enredos do Carnaval 2024
28/11/2023 - SEDH
Debates sobre igualdade racial são levados a diferentes espaços na campanha “21 dias de ativismo por direitos”
28/11/2023 - SEDH
PJF promove ação por direitos da pessoa com deficiência neste sábado, 2
28/11/2023 - SEDIC
"Vagou JF" da PJF tem vagas abertas para analista fiscal e outras oportunidades
28/11/2023 - SMU
Educação para o trânsito – Equipe da SMU promove palestra para servidores da Empav
28/11/2023 - SG
PJF inaugura “Rua de Brincar” no Bandeirantes
28/11/2023 - FUNALFA
Edital Quilombagens: Funalfa divulga resultado final e convoca banca de heteroidentificação
28/11/2023 - FUNALFA
Biblioteca Municipal Murilo Mendes abre as portas no sábado, 2, para tarde lúdica de jogos
27/11/2023 - SS
Galeria e hall de entrada do PAM Marechal passarão por manutenção e pintura
27/11/2023 - STDA
Atendimento ao cidadão apresenta instabilidades no serviço pelo WhatsApp
27/11/2023 - SEL
Confira os campeões das categorias +45, +35, sub-17 e Zona Rural da Copa Prefeitura de Futebol Amador 2023
27/11/2023 - FUNALFA
Funalfa lança QR-Code da mostra “Deu Preto da Memória”
27/11/2023 - SETUR
Natal de Luzes e Alegria: programação da semana terá luzes nas praças e cantata de mil vozes
27/11/2023 - SESMAUR
PJF divulga resultado parcial do edital “Arte no Parque”
27/11/2023 - PROCON
Procon Aqui finaliza atividades de novembro no bairro Vila Olavo Costa
27/11/2023 - SEDIC
"Vagou JF" da PJF inicia a semana com vagas abertas para leiturista e outras oportunidades
27/11/2023 - SEL
PJF realiza última etapa do “35º Ranking de Corridas de Rua”
27/11/2023 - CESAMA
Retirada de convites para recital gratuito do Coral Cesama começa nesta segunda-feira, 27
27/11/2023 - SETUR
“Caminhando pela História” oferece visita guiada ao Parque Municipal nesta quinta, 30
27/11/2023 - PROCON
Procon realizou fiscalização de comércios durante período da Black Friday
Prefeitura de Juiz de Fora
Av. Brasil, 2001 | Centro - Juiz de Fora/MG - CEP: 36060-010
Todos os direitos reservados. Copyright © 2021 - Site versão 3.2