| Ir para o menu - 0 | Ir para conteúdo - 1 | Ir para Mapa do Site - 2 | Acessibilidade - 3
  |   -A     Padrao     A+   |

NOTÍCIAS: SG
JUIZ DE FORA - 21/2/2024 - 09:55

“Coleta Seletiva na Praça” será realizada nesta quinta, 22, na Praça da Estação

Portal de Notícias PJF | “Coleta Seletiva na Praça” será realizada nesta quinta, 22, na Praça da Estação | SG - 21/2/2024

A campanha “Coleta Seletiva na Praça” acontece mais uma vez na Praça da Estação. A oitava edição deste ano do projeto ocorrerá nesta quinta-feira, 22, das 9h às 17h. Quem passar pelo local poderá descartar corretamente materiais sólidos recicláveis, como eletrônicos, metal, papel, plástico e vidro. O óleo de cozinha usado também poderá ser levado para descarte.

Iniciativa da Prefeitura de Juiz de Fora (PJF) em parceria com associações de catadores de materiais recicláveis do município, a “Coleta Seletiva na Praça” ocorre toda quinta-feira, na Praça da Estação. O objetivo do projeto, além de preservar o meio ambiente é gerar renda para as associações parceiras: Associação Municipal dos Catadores de Papel, Papelão e Materiais Reaproveitáveis de Juiz de Fora (Ascajuf); Associação dos Catadores de Papéis e Resíduos Sólidos de Juiz de Fora (Apares); Associação Lixo Certo (Alicer); Associação de Catadores Deus é Maior (ADEM) e Associação De Catadores União Da Vitória.

Coleta seletiva

O Departamento Municipal de Limpeza Urbana (Demlurb) disponibiliza o serviço de coleta seletiva para 90% dos domicílios da cidade de Juiz de Fora, além de promover campanhas para incentivar a população a realizar a coleta seletiva. Juiz de Fora é líder no ranking mineiro e 10º lugar no nacional entre cidades que oferecem coleta seletiva para 90% da população.

Os resíduos secos originários da coleta são encaminhados para as associações de catadores de materiais recicláveis conveniadas com o Departamento. Desse modo, a ação contribui na geração de renda de agentes ambientais e suas famílias e, também, movimenta a economia do município.

Veja abaixo exemplos de materiais para descarte:

- Papel: folhas de papel, jornal, revista, papelão, cartolina, embalagem Tetra Pak (caixinha de leite).

- Plástico: isopor, potes e tampas, garrafas plásticas, garrafas pet, frascos de material de limpeza, frascos de produtos de higiene e beleza, brinquedos, baldes, material em PVC.

- Vidro: copos, garrafas, embalagens de molho e potes de vidro.

- Metal: latinhas de alumínio, latas de aço (de óleo, de molho de tomate, de sardinha…), ferragens, esquadrias, arames.

- Eletrônico: cabos, pilhas, lâmpada de led, televisores, carregadores, baterias, aparelhos celulares, CDs.

- Óleo de cozinha: será disponibilizado um espaço para o descarte do óleo usado.

Atenção ao realizar o descarte:

- É recomendável limpar embalagens de plástico e isopor que estejam com restos de comida, como marmitex e caixas de leite.

- A melhor opção para descarte do óleo de cozinha é na garrafa PET bem fechada, para evitar vazamentos.

- Se o vidro estiver inteiro, não precisa embalá-lo para descarte. Se estiver quebrado, leve-o dentro de uma garrafa PET ou caixa de papelão.

17/4/2024 - PREFEITA
Prefeita realiza a entrega de nova viatura semi blindada à Polícia Militar
17/4/2024 - SESUC
Gape aborda cyberbullying com alunos de escola municipal