NOTÍCIAS: PREFEITA
JUIZ DE FORA - 17/4/2024 - 10:57

Conselheiros Municipais de Saúde são empossados para o biênio 2024-2026

Portal de Notícias PJF | Conselheiros Municipais de Saúde são empossados para o biênio 2024-2026 | PREFEITA - 17/4/2024

Na noite desta terça-feira, 16, 104 Conselheiros Municipais de Saúde e suplentes, eleitos pelos conselhos locais e regionais para o biênio 2024-2026, foram empossados no Teatro Paschoal Carlos Magno. O Conselho Municipal de Saúde de Juiz de Fora (CMS) é um órgão deliberativo, normativo e fiscalizador do Sistema Único de Saúde (SUS), vinculado à Secretaria de Saúde (SS) da Prefeitura de Juiz de Fora (PJF).

A prefeita Margarida Salomão enfatizou a participação popular no processo de escolha dos conselheiros. “Quero dizer da minha satisfação que acompanhei de perto este processo de escolha dos conselheiros e conselheiras. Fiquei profundamente impressionada com a vontade de participação da comunidade, isso mostra um desejo que é ainda mais nobre, porque nenhum conselheiro ou conselheira é remunerado. É um importante trabalho de ligação entre a comunidade e o governo”.

Margarida também destaca a importância da representação popular no Sistema Único de Saúde. “Quero desejar a vocês uma representação muito vigorosa, ligada às suas comunidades, muito democrática e combativa, porque um processo de representação popular como este é para que haja autonomia, cidadania, e para que haja, de fato, aquilo que a lei do SUS na sua origem contempla como um fundamento: que a saúde pública tem como uma de suas condições fundamentais a participação popular”.

Nas palavras do secretário de Saúde, Ivan Chebli, “o controle social em Juiz de Fora tem uma longa história desde o Fórum Popular de Saúde, nos anos 1990, passando pelas diversas conferências de saúde sempre exitosas e a participação social que se materializa no nosso Conselho Municipal de Saúde. Temos também conselhos locais, conselhos regionais, que também estão sendo empossados. É um orgulho saber que a nossa cidade valoriza a participação da sociedade nos desígnios das políticas públicas. Parabéns a todos e a todos”.

A presidente do Conselho Municipal de Saúde, Regina Célia, ressaltou a continuidade do trabalho desenvolvido pelo órgão. “Que a gente dê continuidade naquilo que começamos. O Conselho é uma luta constante, é um fiscalizador permanente. Quero parabenizar todos vocês aqui presentes, agradecer e desejar um bom mandato, porque de discurso a gente gosta, mas de falar, ter voz, também. É por isso que nós estamos aqui”.

O representante da Câmara Municipal de Juiz de Fora, vereador Vagner de Oliveira, destacou o compromisso cumprido pela prefeita Margarida Salomão após a instalação do Pronto Atendimento Nordeste 24h. “Antes de me dirigir ao Conselho, eu quero falar da prefeita. Eu me recordo quando nós assumimos um compromisso da implantação do Pronto Atendimento de urgência e emergência da Região Nordeste que muitos duvidavam que aquilo sairia. E hoje é uma ação que a gente reconhece que ela atendeu 100% de Juiz de Fora. O conselho hoje que está aqui assumindo vai ter esse poder de fiscalizar as nossas ações de aprovar, de sugerir aos agentes políticos as ações a serem desenvolvidas em cada região, em cada um dos bairros que os senhores aqui representam”.

30/4/2024 - SESMAUR
PJF interdita estabelecimento que descumpria regras de funcionamento
30/4/2024 - SE
E. M. Santa Cecília promove projeto “Família e Escola Juntos” com ações lúdicas e informativas