NOTÍCIAS: SETUR
JUIZ DE FORA - 24/4/2024 - 12:03

Comtur/JF discute propostas para atualizar o Plano Municipal de Turismo

Portal de Notícias PJF | Comtur/JF discute propostas para atualizar o Plano Municipal de Turismo | SETUR - 24/4/2024

Em meio a abertura da consulta pública para a discussão da readequação do Plano Municipal de Turismo, o Conselho Municipal de Turismo (Comtur/JF) realizou nesta terça-feira, 23, uma primeira plenária aberta ao público para discutir os principais eixos do Plano Municipal de Turismo, lançado em 2020 e que é atualizado a cada quatro anos.

O encontro, realizado no Ritz Plaza Hotel, contou com a participação de mais de 60 pessoas da sociedade civil e do trade turístico, O objetivo foi ampliar a discussão para definir as propostas que irão compor o novo Plano Municipal de Turismo. A consulta pública continuará aberta até o dia 12 de maio e os interessados poderão participar por meio do link. A contribuição de cada um é fundamental para debater e escolher o futuro do turismo na cidade.

O evento foi aberto pelo secretário de Turismo, Marcelo do Carmo. O encontro foi conduzido pelo presidente do Comtur/JF, Lucas Rosa, e por Guilherme Augusto Pereira Malta, professor do Departamento de Turismo da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF). Durante a plenária, foram apresentados os dados turísticos do município; os resultados preliminares da consulta pública que contava, até então, com 73 respostas, e os segmentos considerados prioritários para o turismo em Juiz de Fora. Foram formados grupos de trabalho mediados por profissionais, incluindo os professores do Departamento de Turismo da UFJF, Guilherme Augusto Pereira Malta e Altair Sancho Pivoto dos Santos, as gerentes da Secretaria de Turismo Tatyana Hauck Herdy Hill e Mayara Cristina Paiva, que também preside a Instância de Governança Regional (IGR) - Carminho Novo, e presidente do Comtur/JF, Lucas de Oliveira Rosa.

Foram propostos programas, projetos e ações para os próximos quatro anos, considerando os segmentos prioritários do turismo em Juiz de Fora, divididos em cinco categorias: Turismo Literário, Cultural e Gastronômico/Cervejeiro; Eventos, Negócios, Compras e Saúde; Esporte e Ecoturismo; Turismo em Meio Rural; e Turismo de Base Comunitária e Diversidade. Os dados das discussões serão tabulados e apresentados em reunião do Comtur/JF para os ajustes necessários. A divulgação do novo Plano Municipal de Turismo está prevista para junho deste ano.

O presidente do Comtur/JF, Lucas Rosa, ressaltou a importância dos debates para o direcionamento do turismo de Juiz de Fora, envolvendo não apenas a Secretaria de Turismo, mas toda a cadeia produtiva do setor. “As ações são realizadas não só pelo poder público, mas também por parceiros, associações e entidades ligadas ao turismo. A participação popular é fundamental nesse processo, visando analisar o que já foi feito e propor novas ações e projetos com base no retorno do trade turístico”.

Marcelo do Carmo enfatizou que o evento representou uma conquista significativa ao cumprir uma etapa essencial de revisão e atualização periódica do Plano Municipal de Turismo. “As discussões estão sendo conduzidas de forma horizontal, com ampla participação da população, avançando na implantação e profissionalização da atividade turística em Juiz de Fora”, disse Marcelo.

O professor Guilherme Augusto Pereira Malta destacou a importância da abertura do evento para a participação da população e das pessoas envolvidas diretamente com o setor. Ele ressaltou que a revisão e atualização dos programas e projetos tornam o turismo local mais eficaz.

Carolina Melo, representante do Juiz de Fora Convention Bureau, concordou que a atualização do plano de forma democrática é crucial para o setor de turismo da cidade, permitindo que as pessoas expressem suas opiniões e que os profissionais se sintam representados para colaborar na execução das ações nos próximos quatro anos. Durante as discussões do grupo em que participou, enfatizou a importância do turismo de eventos para a geração de empregos e renda em Juiz de Fora, e como o trabalho do Convention Bureau está alinhado com as ações do plano.

Estiveram presentes no evento representantes de diversos setores. Pelo Sindicato dos Hotéis, Restaurantes, Bares e Similares de Juiz de Fora, Filipe Moreira, além de Aparecido Fagundes, vice-presidente do Sindicato dos Taxistas e diretor da Federação Nacional dos Taxistas; Giovana Resende, da Associação Juiz-forana de Ciclismo; Marcelo Sepúlveda, vice-presidente do Sindicato do Comércio de Juiz de Fora; Eduardo Hargreaves Surerus,  do Instituto de Laticínios Cândido Tostes (Epamig ILCT); e Salcio del Duca, presidente da Associação Alemã, e estudantes do curso de turismo.

Para mais informações sobre as ações da Setur acesse @secretariadeturismojuizdefora e o site

4/5/2024 - PREFEITA
Prefeitura reabre via Roberto Campos de Andrade após obras de drenagem, iluminação e pavimentação
3/5/2024 - SESUC