|   -A     Padrão     A+   |  

Apresentação

O Caminho das Origens é um roteiro turístico e esportivo de 370 quilômetros que contorna Juiz de Fora e mais nove cidades da região. Estradas vicinais com sinalizações específicas facilitam e dão mais segurança para os usuários do circuito. No percurso existem os mais diversos atrativos naturais e culturais, como cachoeiras, rios, montanhas, centros históricos, trechos originais da Estrada Real, capelas singelas ou suntuosas, restaurantes, pequenos comércios e pontos de apoio.

O circuito "Caminho das Origens" passa por Matias Barbosa, Pequeri, Bicas, Santos Dumont, Ewbank da Câmara, Santa Bárbara do Monte Verde, Belmiro Braga, CoronelPacheco e Chácara, além de os bairros de Juiz de Fora como Varginha, Chapéu D'Uvas e Igrejinha e os distritos de Caetés de Minas, Rosário de Minas, Valadares,Torreões, Monte Verde de Minas, Sarandira, Penido e Humaitá de Minas. Esses locais carregam consigo parte da história juiz-forana, pois antecedem ao surgimento e ao desenvolvimento do município.

O percurso, composto por 5 etapas e 15 trechos, de formato circular, pode ser feito de bicicleta ou a pé e é direcionado para aqueles que se identificam com atividade física, o turismo de aventura e o contato direto com a natureza.

ACESSE O MAPA INTERATIVO (Garmin Connect)

Rotas

1° Etapa

A primeira etapa do circuito Caminho das Origens começa no Posto Graal na BR 040, km 794, e vai até a cidade de Chácara, totalizando 81,2 quilômetros, divididos em três trechos. O primeiro, vai do posto até Caetés de Minas e tem 30,1 quilômetros; o segundo com 25,8 quilômetros vai de Caetés de Minas a Passos da Pátria e, o último, tem 25,1 quilômetros até Chácara. Nesta etapa há um posto de informação turística no km 797 da BR-040 que oferece apoio aos ciclistas, além de padarias restaurantes, comércio, hospedagem e loja de peças e acessórios de bike.

ACESSE O MAPA INTERATIVO (Garmin Connect)

AUXÍLIO PARA SUA JORNADA

2° Etapa

A segunda etapa, com 74,5 quilômetros e três trechos, começa em Chácara e vai até João Ferreira (26,8 quilômetros). A segunda tem 24,7 quilômetros entre João Ferreira e Varginha e o último trecho vai até Chapéu D'Uvas com 23 quilômetros. Um dos grandes atrativos desta etapa é a Cachoeira dos Menezes, em Chácara (Estada Cachoeira). Mercados, farmácias, hospedagem, alimentação e oficinas estão em Chácara, Coronel Pacheco e em Ewbank da Câmara.

ACESSE O MAPA INTERATIVO (Garmin Connect)

AUXÍLIO PARA SUA JORNADA

3° Etapa

A terceira etapa tem 71 quilômetros entre Chapéu D’Uvas e Valadares. No primeiro trecho entre Chapéu D’Uvas e Igrejinha, são 23,3 quilômetros. No segundo trecho, de Igrejinha a Buieié, são 25,4 quilômetros e, no último, até Valadares, são 22,3 quilômetros. Se a bike der problema, em Igrejinha tem uma oficina para ajudar o turista. Nesta etapa há oferta de padarias, restaurantes, mercados, mercearias, um empório, além de farmácia.

ACESSE O MAPA INTERATIVO (Garmin Connect)

AUXÍLIO PARA SUA JORNADA

4° Etapa

A penúltima etapa do circuito tem 77,2 quilômetros ligando Valadares a Monte Verde de Minas. O primeiro trecho, de 27 quilômetros, vai de Valadares a Pirapetinga. Já o segundo, de 24 quilômetros, une Pirapetinga a Privilégio e, deste para Monte Verde de Minas, são 26,2 quilômetros. Empórios, bares e restaurantes podem ser encontrados nesta etapa do circuito.

ACESSE O MAPA INTERATIVO (Garmin Connect)

AUXÍLIO PARA SUA JORNADA

5° Etapa

A última etapa do Caminho das Origens tem 65 quilômetros e vai de Monte Verde de Minas ao Posto Graal. No primeiro trecho entre os distritos de Monte Verde de Minas a Torreões, são 21,4 quilômetros de percurso. No segundo, de Torreões a Humaitá de Minas, são 22 quilômetros e, no último trecho, entre o distrito de Humaitá de Minas e o Posto Graal na BR 040, são mais 21,6 quilômetros. Nesta última etapa há loja de bike, restaurantes, bares, padarias, mercado e cachoeiras.

ACESSE O MAPA INTERATIVO (Garmin Connect)

AUXÍLIO PARA SUA JORNADA

Dicas

Dicas Gerais

- O roteiro a pé ou de bicicleta não é recomendado para iniciantes, pois em sua totalidade, o percurso é longo variando de dificuldade média a alta.

- Durante o percurso, estarão disponíveis pontos de hidratação, mas é recomendado levar garrafas de água para o passeio. Leve também lanches e energéticos para repor a energia. Faça paradas regulares para se alimentar e descansar. Há hospedagens em alguns trechos dos caminhos.

- Também é recomendado levar uma pequena mochila com itens essenciais, como protetor solar, repelente e kit de primeiros socorros.

- Alongue-se antes e depois do passeio para evitar lesões e dores musculares. Preste atenção à sua postura e faça pausas regulares para descansar e esticar as pernas. Escute seu corpo e pare se sentir dor ou desconforto.

- Respeite a fauna e flora local. Siga as regras específicas das áreas que você está visitando. Seja respeitoso com os moradores locais.

- Aproveite para explorar as áreas naturais que estão espalhadas pelo caminho, como rios, lagos e cachoeiras. Faça paradas para apreciar a paisagem, tirar fotos e descansar um pouco.

- O cicloturismo é uma experiência única e gratificante. Aproveite o cenário, interaja com outras pessoas e desfrute do momento. Esteja aberto para se surpreender com novas descobertas e desafios ao longo do caminho.

Dicas de segurança

- Pesquise e planeje sua rota com antecedência, considerando a distância, o terreno, as condições climáticas e os pontos de interesse ao longo do percurso. Tenha em mente o seu nível de condicionamento físico e escolha um trajeto adequado.

- Verifique sua bicicleta antes do passeio. Certifique-se de que os pneus estejam cheios, os freios estejam funcionando corretamente e não se esqueça do kit reparo.

- Use equipamentos de segurança. Sempre use um capacete apropriado e ajustado corretamente. Considere também usar luvas, ôculos de proteção e roupas adequadas. Roupas coloridas e refletivas aumentam sua visibilidade para os motoristas

- Leve um telefone celular totalmente carregado e tenha um plano de comunicação caso ocorra algum imprevisto. Informe a alguém de confiança sobre sua rota e horário estimado de retorno.

Caso necessário, entre em contato com os órgãos de saúde e segurança:

SAMU: 192

Bombeiros: 193

Polícia Militar: 190

4° Cia Polícia

Militar do Meio Ambiente - Juiz de Fora: (32) 3228-9050

Prefeitura de Juiz de Fora
Av. Brasil, 2001 | Centro - Juiz de Fora/MG - CEP: 36060-010
Todos os direitos reservados. Copyright 2020 - Site versão 3.1