VOCÊ CONHECE O PROGRAMA CULTURAL MURILO MENDES?
Trata-se de uma das mais importantes políticas públicas de cultura mantidas pela Prefeitura de Juiz de Fora. O Programa Cultural Murilo Mendes não é nenhum bicho de sete cabeças e pode incluir você e os artistas de sua comunidade.
Como funciona? A Funalfa tem a responsabilidade de fazer a divisão dos recursos do Fundo Municipal de Incentivo à Cultura (Fumic) e, em 2021, serão dois milhões de reais, um valor recorde nos mais de 25 anos de vigência da lei que instituiu o programa. A ideia é dividir esse montante em vários editais, com focos específicos. Este é o primeiro edital do ano. Outros virão até dezembro!
O edital é direcionado a projetos de conteúdo artístico-cultural que promovam o protagonismo dos agentes culturais de periferia, com atividades voltadas para as frentes de Direito à Cidade, Promoção da Dignidade de Populações e Comunidades, Gênero, Enfrentamento ao Racismo e Combate à Violência.
Aqui entendemos periferia como um conceito em construção, que tem como subsídio metodológico os territórios socioassistenciais de alta vulnerabilidade e de vulnerabilidade regular. Optamos pelo “da/na” porque entendemos que a quebrada pode ser berço da cultura, assim como pode ser palco de muitos projetos culturais. Ou os dois!