| Ir para o menu - 0 | Ir para conteúdo - 1 | Ir para Mapa do Site - 2 | Acessibilidade - 3
  |   -A     Padrao     A+   |  

Desenvolvimento Territorial | Sistema Municipal de Planejamento do Território - SISPLAN
SISTEMA DE INFORMAÇÕES GEOGRÁFICAS DE JUIZ DE FORA

Glossário


Altimetria
Processo de medição de elevação de pontos da superfície. Diz-se do conjunto formado pelas curvas de uma carta ou mapa.

Altímetro barométrico
(Barolatímetro) Instrumento que indica valores de altitude ou diferenças de altitude entre pontos.

Altitude

Distância vertical a partir de um datum, geralmente o nível médio do mar, até um ponto ou objeto da superfície da Terra. Não confundir com altura, ou elevação, que se referem a pontos ou objetos acima da superfície terrestre. Altura ortométrica: Altitude ou altura preliminar à qual foi aplicada a correção ortométrica. Esta correção visa não paralelismo existente entre diferenças de nível, tomadas em altitude ou alturas diferentes.

Altura

Distância vertical entre um ponto e um plano de referência, que em geral é a superfície terrestre.

Aplicativo

Termo usado para um programa de computador (software), criado para atender as necessidades específicas de um determinado usuário.

Apoio básico

Implantação e medição em campo, de pontos de controle horizontal e vertical, transportados da rede oficial. São marcos permanentes, necessários à determinação do apoio suplementar.

Apoio de campo

Controle de campo ou controle terrestre.

Apoio geodésico

Controle geodésico. Sistema de estações de controle horizontal ou vertical, estabelecido e compensado através de métodos geodésicos. Usa um elipsóide de referência e leva em consideração forma e tamanho da Terra.

Apoio planimétrico

Rede de pontos referida a um datum horizontal comum. Controla posições de detalhes cartográficos num plano cartesiano (X,Y). Inclui pontos do apoio básico e do apoio suplementar.

Apoio suplementar

Pontos estabelecidos por levantamentos geodésicos para controle de fotografias aéreas usadas num mapeamento.

Arquivo vetorial

Arquivo gráfico cujas informações estão armazenadas sob a forma vetorial, ou seja, por coordenadas formando pontos, linhas e polígonos.

Atributo

Tipo de dado não gráfico que descreve as entidades representadas por elementos gráficos. Termo usado para referenciar todos os tipos de dados não gráficos e, normalmente alfanuméricos, ligados a um mapa.

Azimute

Distância angular, medida sobre o horizonte, variando de 0º a 360º, a partir do norte por leste (Azimute topográfico) ou a partir do sul por oeste (Azimute astronômico).

Banco de dados
Conjunto de dados organizados de maneira lógica, ou seja, numa seqüência que permite acesso rápido e simples.

CAD
Desenho assistido ou auxiliado por computador. Abrange os programas com funções capazes de criar e ou modificar desenhos vetoriais.

Cadastro
Inventário ou levantamento de todos os bens e posses de uma determinada área, com município, Estado, País e destinado à determinação rigorosa do parcelamento da propriedade territorial e do uso do solo. Pode também abranger informações socioeconômicas.Cadastro de logradouro:
É o levantamento e codificação de todas as vias públicas além da infra-estrutura dos logradouros por face de quadra.

Cadastro de redes
Levantamento das linhas de distribuição de energia, água e esgoto e telefonia, com a localização de pontos notáveis como caixas de distribuição, caixas de inspeção e postes.

Carta de declividade
Carta que representa declividade (gradientes) do terreno. A declividade é expressa geralmente em porcentagem ou pelo valor da tangente do ângulo de inclinação.

Cartografia
1 - Ramo da ciência que trata da elaboração de mapas, proporciona subsídios para a análise e interpretação de mapas, tabelas e outros recursos gráficos.
2 - Conjunto de operações científicas, artísticas e técnicas produzidas a partir de resultados de observações diretas ou de exposições de documentos.

Cartografia Analógica
Cartografia convencional. Conjunto de estudos e técnicas para elaboração de cartas através do uso de aparelhos traçadores analógicos cujos produtos são armazenados em papel.

Cobertura aerofotogramétrica
Conjunto de fotografias aéreas necessário para a elaboração de estudos ou mapeamento de determinada área.

Convenções cartográficas
Legenda. Parte de uma carta ou mapa que contém o significado de todos os símbolos, cores e traços utilizados na representação do desenho cartográfico.

Coordenadas
Valores lineares e/ou angulares que indicam a posição ocupada por um ponto num sistema de referência qualquer.

Coordenadas cartesianas
Sistemas de coordenadas na qual a localização de pontos no espaço é expressa em referência a três planos, chamados planos de coordenadas (X,Y e Z), perpendiculares entre si.

Cota
Número que exprime a altitude de um ponto em relação a uma superfície de nível de referência.

Cota de curva
Valor numérico aposto numa curva de nível, a fim de indicar a sua altitude relativa a um datum, geralmente o nível médio do mar.

Curvas de nível
Linhas e curvas representadas numa carta ou mapa, que unem pontos de mesma elevação e que se destinam a retratar a forma do relevo.

Cartograma
É um esquema representativo de uma superfície ou parte dela, sobre a qual são apresentadas informações quantitativas e qualitativas, de eventos geográficos, cartográficos e socioeconômicos.

CONCAR
Comissão Nacional de Cartografia vinculada ao poder Executivo Federal, que congrega as entidades do Sistema Cartográfico Nacional - SCN cuja principal função é coordenar a elaboração da Política Cartográfica Nacional.


Dado
1 - Qualquer grandeza numérica ou geométrica, ou conjunto de tais quantidades, que pode servir como referência ou base para cálculo de outras grandezas.
2 - Representação de fatos, conceitos e instruções apropriadas para o processamento por meios humanos ou automáticos.

Datum
Sistema de referência para as coordenadas geodésicas e aceleração da gravidade. No caso da planimetria o datum do Sistema Geodésico Brasileiro é South American Datum - SAD-69; para a altimetria, Imbituba; para a gravimetria, Rede Gravimétrica Fundamental Brasileira.

Digitalização

Processo de captura de informações através do uso de mesas digitalizadoras.

DTM - Digital Terrain Model
Modelo Digital do Terreno. Representação digital da superfície terrestre, através de uma malha de elevação ou lista de coordenadas tridimensionais; Muito freqüentemente usado como sinônimo de DEM (Digital Elevation Model).

Elipsóide
Figura matemática mais adequada à representação da forma da Terra em função da simplificação dos cálculos e da boa aproximação relativa à sua forma real. Ver também Geóide.

Escala
Relação entre as dimensões dos elementos representados em um mapa, carta, fotografia ou imagem e as correspondentes dimensões no terreno.

Escala Cartográfica

Relação matemática entre as dimensões dos elementos no desenho e no terreno.

Escala Gráfica
É a representação gráfica da escala numérica sob a forma de uma linha graduada, na qual a relação entre as distâncias reais e as representadas nos mapas, cartas ou outros documentos cartográficos é dada por um segmento de reta em que uma unidade medida na reta corresponde a uma determinada medida real.

Escala Numérica
É a escala de um documento cartográfico (Mapa, Carta ou Planta) expressa por uma fração ou proporção, a qual correlaciona a unidade de distância do documento à distância medida na mesma unidade no terreno.
Ex: 1:100.000 - Lê-se 1 por 100.000.
Significa que 1cm no documento equivale a 100.000 cm no terreno, ou seja, 1000m ou 1Km.
Quando se conhece a escala numérica pode-se calcular as distâncias reais utilizando-se as expressões:
D = d x N \ N = D / d \ d = D / N
D = Distância real
d = Distância no documento
E = Escala = 1 / N
Um elemento de 15cm no documento cartográfico elaborado na escala 1:50.000, terá que dimensão no terreno?
E = 1/ 50.000 = 1/N
d = 15
D = d x N
D = 15 x 50000 = 7,50000 = 7,5Km
Um elemento de 7,5 Km no terreno será representado num documento cartográfico na escala de 1:50000 com que dimensão?
E= 1 / N = 1 / 50.000
D = 7,5 Km = 7 500 m = 750000cm
d= D / N = 750 000 / 50 000 = 15 cm
Qual a escala de um documento cartográfico na qual um elemento com 7,5 Km no terreno é representado por 15 cm?
D = 7,5 Km = 750.000cm
d = 15 cm
N= D/d = 750 000 / 15 = 50 000

E = 1 / N = 1 / 50 000
superfície do solo.

Estereoscopia
É a ilusão de ótica produzida quando observamos documentos que dentro de uma determinada condição de superposição de áreas, através de lentes apropriadas, fornece-nos a sensação de tridimensionalidade.
É a ciência que trata com modelos tridimensionais e os métodos pelos quais este efeito se produz.

Estereoscópio

Instrumento destinado ao exame de pares de fotografias ou imagens vistas de pontos diferentes resultando numa impressão mental de uma visão tridimensional. Na sua construção são utilizados lentes, espelhos e prismas.

Fotografia Aérea
Fotografia obtida por sensores a bordo de aeronaves.

Fotograma
Qualquer fotografia obtida por uma câmara fotogramétrica.

Fotogrametria
(Geral) é a ciência que trata da obtenção de medições fidedignas de imagens fotográficas.- (Mapeamento) é a ciência da elaboração de cartas topográficas que congrega diversos processos e métodos matemáticos e físicos a partir de fotografias ou imagens aéreas ou orbitais, utilizando-se instrumentos óticos-mecânicos sofisticados.

Fuso Horário
Convenção estabelecida que se refere a uma área abrangida por dois meridianos, dentro da qual o hora é a mesma para todos os lugares nela inseridos. Cada fuso tem em geral 15° de longitude, tendo como centro um meridiano cuja longitude é exatamente divisível por 15.

Fuso UTM
Zona de projeção delimitada por dois meridianos cuja longitude difere de 6 graus e por dois paralelos de latitude 80 graus, Norte e Sul.

Geodésia
1 - Ciência que procura definir e situar as características naturais e físicas de grandes porções da superfície terrestre;
2 - Ciência que busca a determinação da forma e das dimensões da Terra.

Geografia
Ciência que estuda a distribuição dos fenômenos físicos, biológicos e humanos na superfície da Terra, as causas dessa distribuição e as relações locais de tais fenômenos.

Geóide
Superfície equipotencial do campo gravimétrico da Terra, coincidindo com o nível médio inalterado do mar, e que se estende por todos os continentes, sem interrupção. A direção da força da aceleração da gravidade é perpendicular ao geóide é a sua superfície de referência para as observações astronômicas e para o nivelamento geodésico.

Geomorfologia
Ciência que estuda as formas de relevo, tendo em vista a origem, da estrutura, natureza das rochas, o clima da região e as diferentes forças endógenas e exógenas que, de modo geral, entram como fatores modificadores do relevo terrestre.

Geoprocessamento
Conjunto de tecnologias de coleta, tratamento, desenvolvimento e uso de informações georreferenciadas.

GIS - Geographic Information System

Sistema de Informação Geográfica. Sistema de computador composto de hardware, software,
dados e procedimentos, construído para permitir a captura, gerenciamento, análise, manipulação, modelamento e exibição de dados referenciados geograficamente para solucionar,
planejar, gerenciar problemas.

GPS - Global Positioning System
O GPS é um sistema de abrangência global, como o nome sugere. A concepção do sistema permite que um usuário, em qualquer local da superfície terrestre, tenha a sua disposição, no mínimo, quatro satélites que podem ser rastreados. Este número de satélites permite o posicionamento em tempo real, conforme será visto adiante.

Hardware
Conjunto formado pelos equipamentos de processamento de dados e seus componentes como monitor, mouse, mesa digitalizadora, CPU, disco rígido, impressora, plotter, scanner, etc.

Hidrografia
1 - Ciência que se ocupa da medida e descrições das características físicas dos oceanos, mares, lagos, e rios, bem como das suas áreas costeiras contíguas, com a finalidade em geral, de navegação;
2 - Representação cartográfica dos elementos hidrográficos permanentes ou temporários.

Imagem
Registro permanente em material fotográfico de acidentes naturais, artificiais, objetos e atividades, obtido por sensores como o infravermelho pancromático e o radar de alta resolução.

Imagem de radar
Combinação do processo fotográfico e de técnicas de radar. Impulsos elétricos são emitidos em direções predeterminadas, e os raios refletidos, ou devolvidas, são utilizados para fornecer imagens em tubos de raios catódicos. As imagens são, depois, obtidas da informação exposta nos tubos

Imagem de satélite
Imagem captada por um sensor a bordo de um satélite artificial, codificada e transmitida para uma estação rastreadora na Terra (imagem raster)

Imbituba
Datum vertical do Sistema Geodésico Brasileiro, definido pelo nível médio do mar no Porto de Imbituba (SC). Ver também Estação maregráfica.

Informação georeferenciada
Dados alfanuméricos geograficamente referenciados às informações gráficas de um mapa.

Informática
Ciência do tratamento racional e automático de informação considerando-se esta como base do conhecimento e comunicação.

Landsat
Um dos programas americanos de imageamento da superfície terrestre por satélites, iniciado pela NASA em meados dos anos 70. Também usado para designar um ou mais satélites do programa (Landsat 4 e 5) e os dados de imagens por eles enviados.

Latitude
É o ângulo formado pela normal, à superfície adotada para a Terra, que passa pelo ponto considerado e a reta correspondente à sua projeção no Plano do Equador. A latitude quando medida no sentido do Pólo Norte é chamada Latitude Norte ou Positiva. Quando medida no sentido do Pólo Sul é chamada Latitude Sul ou Negativa. Sua variação é:
O° a 9O°N ou O° a + 90°
O° a 9O°S ou O° a - 90°

Legenda
Parte de um mapa, situada, geralmente, dentro da moldura, com todos os símbolos e cores convencionais, e suas respectivas explicações.

Levantamento gravimétrico
Determina valores da gravidade em uma série de pontos de uma certa região.

Levantamento Aerofotogramétrico
Método de levantamento fotográfico que utiliza como sensor uma câmera fotogramétrica instalada em aeronaves, para fotografar a área de interesse de forma sistemática compondo faixas de fotos aéreas com especificações que permitam a construção de modelos estereoscópicos.

Levantamento topográfico
Levantamento cujo objetivo principal é a determinação do relevo da superfície terrestre e a localização dos acidentes naturais e artificiais dessa superfície.

Limite
Linha materializada ou não, que demarca a fronteira entre duas áreas vizinhas. É definido normalmente por lei de qualquer umas das instâncias da administração pública, federal, estadual ou municipal.

Linha de Limite
Linha divisória entre unidades territoriais ou parcela/áreas.

Longitude
Ângulo diedro formado pelos planos do Meridiano de Greenwich e do meridiano que passa pelo ponto considerado. A longitude pode ser contada no sentido oeste, quando é chamada Longitude Oeste de Greenwich ( W Gr.) ou Negativa. Se contada no sentido este, é chamada Longitude Este de Greenwich ( E Gr.) ou Positiva.

Mapa
Representação no plano, normalmente em escala pequena, dos aspectos geográficos, naturais, culturais e artificiais de toda a superfície (Planisfério ou Mapa Mundi), de uma parte (Mapas dos Continentes) ou de uma superfície definida por uma dada divisão político-administrativa (Mapa do Brasil, dos Estados, dos Municípios) ou por uma dada divisão operacional ou setorial (bacias hidrográficas, áreas de proteção ambiental, setores censitários).

Mapa digital
Mapa produzido e armazenado em meio magnético.

Mapa temático
Mapa relacionado a um determinado tópico, tema ou assunto em estudo. Mapas temáticos ou mapas-síntese enfatizam tópicos, tal como vegetação, geologia ou cadastro de propriedade.

Mapeamento
Conjunto de operações geodésicas, fotogramétricas, cartográficas e de sensoriamento remoto, visando à edição de um ou de vários tipos de cartas e mapas de qualquer natureza, como cartas básicas ou derivadas, cadastrais, topográficas, geográficas, especiais, temáticas, etc.

Mapeamento Básico ou Sistemático
Conjunto de operações de mapeamento regular, e que se destina à edição de cartas para a cobertura sistemática de um país ou região, e das quais outras cartas ou mapas podem derivar-se.

Mapoteca analógica
Conjunto de cartas, mapas e documentos cartográficos registrados em papel.

Meridiano
Linha de referência Norte - Sul, em particular o círculo máximo através dos pólos geográficos da Terra, de onde as longitudes e os azimutes são determinados. São círculos máximos que cortam a Terra em duas partes iguais de pólo a pólo, fazendo que todos os meridianos se cruzam entre si, em ambos os pólos. O meridiano origem é o de GREENWICH (0°)

Meridional
Relativo ao Sul, o mesmo que austral.Mesa DigitalizadoraMesa dotada de uma malha eletrônica e um cursor para entrada de informações, que utiliza caracteres numéricos para representar dados contínuos.

Mosaico
Conjunto de fotografias aéreas, superpostas, recortadas artisticamente e montadas pelos detalhes comuns. Permite uma visão contínua da superfície fotografada.

Norma cartográfica brasileira
Denominação genérica atribuída e todo e qualquer documento normativo, integrando a Coletânea Brasileira de Normas Cartográficas (Decreto nº 89.817 de 20 de junho de (1984).

Ortofoto digital
Imagem fotográfica obtida através de processos computacionais a partir de uma fotografia em perspectiva, na qual os deslocamentos de imagem devidos à inclinação e ao relevo foram corrigidos matematicamente.

Ortofotocarta ou Ortofotomapa
Fotocarta executada mediante a montagem de ortografias. Pode ser completo com um tratamento cartográfico especial, um realce nas margens, separação de cores ou a combinação desses aspectos.

Ortofotografia
Fotografia aérea cuja distorção devida à inclinação, curvatura e relevo é corrigida. Fotografia resultante da transformação de sua original, que é uma perspectiva central (ver definição) do terreno, numa projeção ortogonal sobre um plano (ver definição), complementada por símbolos, linhas e quadrículas, com ou sem legenda, podendo conter informações planialtimétricas ou somente planimétricas.

Padrão de exatidão cartográfica
Indicador estatístico de dispersão, relativo a 90% de probabilidade, que define a exatidão de trabalhos cartográficos.

Paralelos
Círculos da superfície da Terra, paralelos ao plano do Equador. Entre o Equador e cada pólo, têm-se noventa paralelos de um grau cada (cada grau é subdividido em sessenta minutos e cada minuto, em sessenta segundos). Os paralelos diminuem de comprimento à medida que se afastam da origem, linha do Equador (0º), até tornarem-se um ponto nos pólos (90º).

Pixels
Abreviatura de "picture elements", elementos formadores das estruturas raster, definidos por linhas verticais e horizontais espaçadas regularmente.

Planialtimetria
Ver planimetria e altimetria.

Planimetria

Processo de medição horizontal, ou seja, medição de todas as características do terreno, exceto o relevo.

Planta cadastral imobiliária digital
Representação planimétrica, destinada a fornecer informações detalhadas dos imóveis de uma cidade. O processo de obtenção dessa representação é todo computacional.

Poligonal
Seqüência de comprimentos e direções de linhas entre pontos do terreno, conseguidos através de medições de campo, e que tem por finalidade a determinação das posições dos pontos. Uma poligonação pode determinar as posições relativas dos pontos que os une, em série e, se amarrados às relações de controle num datum escolhido, as posições podem ser referidas a esse datum.

Projeção
Maneira pela qual a superfície da Terra é representada em superfícies bidimensionais, procurando-se minimizar a distorção em área, distância e direção.

Projeção cartográfica
Conjunto de métodos usados na representação da superfície terrestre, segundo o qual cada ponto da Terra corresponde a um ponto da carta e vice-versa.

Projeção de Mercator
Projeção conforme, do tipo cilíndrica. O equador é representado por uma linha reta em escala verdadeira, e os meridianos geográficos são retas paralelas, perpendiculares a linha representada pelo equador. Os paralelos geográficos são representados por um segundo sistema de retas, perpendiculares às linhas que representam os meridianos, e, portanto, paralelas ao equador. A conformidade é conseguida mediante análise matemática, aumentando-se cada vez mais o espaçamento dos paralelos, a partir do equador, a fim de conformar a escala, que se expande ao longo dos paralelos, resultando em meridianos formados por retas paralelas.

Reambulação
Processo de verificação e identificação, em campo, de detalhes fotográficos que não puderam ser interpretados na restituição (nomes de ruas e prédios públicos, detalhes encobertos por sombras).

Rede geodésica nacional
Rede de pontos levantados e monumentados sobre a superfície terrestre. A localização destes pontos é estabelecida segundo padrões nacionais de precisão. Os pontos estão ligados entre si e referem-se a um mesmo datum geodésico, formando uma malha de pontos que se estendem por todo o país. O mesmo do que rede de triangulação ou rede de poligonação.

Resolução de imagem
Tamanho mínimo de detalhe que pode ser detectado na imagem.

Resolução de tela ou resolução
Medida normalmente expressa em pontos por polegada (dpi - dots per inch). Define a nitidez horizontal e vertical das imagens geradas por um dispositivo de saída, com um monitor, um a impressora laser ou um plotter. Nos monitores, a resolução corresponde ao número de pixels exibidos na tela.

Restituição digital ou numérica
Elaboração de cartas ou mapas, com registro em meio magnético, a partir de fotografias aéreas e de dados de controle geodésico.

Restituidor analítico
Instrumento destinado à restituição de uma carta ou à restituição de uma carta ou à obtenção de soluções espaciais pela observação de modelos estereoscópicos, que se dá por processos inteiramente computadorizados. As fases de orientação do aparelho são comandadas totalmente pelo computador.

Restituidor semi-analítico
A sua finalidade é a mesma de um restituidor analítico. O aparelho possui um jogo de réguas de precisão para transmitir coordenadas para o computador. As fases de orientação são comandadas pelo operador de restituição.

RN - Referência de nível
1 - Ponto de controle vertical, estabelecido num marco de caráter permanente, natural ou artificial, cuja altitude foi determinada acima ou abaixo de um datum. É em geral, construído com o nome, o número de RN, a altitude e o nome do órgão responsável;
2 - Materialização no terreno da altitude de pontos, por meio de placas de bronze, de forma circular, chumbadas em blocos de concreto.

Scanner
Dispositivo ótico de varredura, que captura imagens e as transfere para um computador no formato raster.

Sensor
1 - Recurso técnico destinado a aumentar os sentidos naturais do homem. Ex.: a bússola, a lente, o termômetro, o autofalante etc.
2 - Dispositivo ou aparelho sensorial que capta e registra, sob a forma de imagem, a energia refletida ou emitida pela configuração do terreno, objetos e acontecimentos, incluindo os acidentes artificiais e os fenômenos físicos, incluindo os acidentes artificiais e os fenômenos físicos, bem como as atividades do homem. A energia pode ser nuclear, eletromagnética (com inclusão das partes visíveis e invisíveis do espectro), químico, biológica, térmica, mecânica, e, ainda, os ventos, os sonos e a vibração da terra.

Sensoriamento remoto
Detecção e/ou identificação de um objeto sem que se tenha um sensor em contato direto com um objeto. Inclui análises por satélite e fotos aéreas. Registro da energia refletida ou emitida por objetos ou elementos da superfície terrestre ou de outros astros, por sensores localizados a grandes distâncias (geralmente no espaço).

Sistema de triangulação
O plano fundamental ou a rede de estações principais e de estações auxiliares. O plano fundamental é a estrutura do sistema, e é amarrado a diversos pontos, para o estabelecimento prévio de estações de triangulação de ordem igual ou superior.

Sistema de projeção
Correspondência matemática contínua entre os pontos de uma elipsóide de referência e os pontos de um plano (mapa).

Sistema geodésico
Rede de triangulação ou poligonação referida a um mesmo datum geodésico.

Sistema geodésico brasileiro
Conjunto de pontos geodésicos implantados no país, determinados e calculados segundo procedimentos operacionais fixos e modelos geodésicos padrão, previstos em lei.

Sistema Cartográfico Nacional
Constituído por entidades nacionais, públicas e privadas. Congrega as atividades cartográficas em todo Território nacional, previstas pelo Decreto-lei número 243. Sistema Geodésico Brasileiro - conjunto de pontos geodésicos implantados na porção da superfície terrestre delimitada pelas fronteiras do país, que são determinados por procedimentos operacionais e coordenadas calculadas, segundo modelos geodésicos de precisão compatível com as finalidades a que se destinam.

Sistema multiusuário
Sistema de computadores que permite a mais de um usuário acessar simultaneamente os mesmos programas de dados.

South American Datum, 1969 (SAD69)
Datum horizontal do Sistema Geodésico Brasileiro, definido no Vértice de Triangulação Chuá (MG), com orientação para o Vértice de Triangulação Uberaba (MG), tendo como superfície de referência o elipsóide recomendado pela União Geodésica e Geofísica Internacional, 1967.

Software
Conjunto de componentes lógicos que possibilitam o funcionamento dos componentes físicos do computador. Pode ser: Software básico: Composto de programas de controle das funções básicas do computador; Software de aplicação: programas de solução dos problemas específicos dos usuários.

Spot

Sistema de satélites francês, usado para gerar imagens raster da terra.

Topografia
1 - Descrição minuciosa de uma localidade; topologia. Arte de representar no papel a configuração duma porção do terreno com todos os acidentes e objetos que se achem à sua superfície.
2 - Configuração da superfície da Terra, incluindo o relevo, a posição dos cursos d'água as estradas, as cidades, etc. O conjunto das características naturais e físicas da Terra. Um acidente simples simples, como uma montanha ou um vale é denominado um acidente topográfico. A topografia é subdivida em hipsografia (os aspectos do relevo), em hidrografia (a água e os detalhes relativos à drenagem), em cultura (a obra do homem) e em vegetação.
3 - A ciência da representação dos aspectos naturais e artificiais de um lugar ou de uma região, especialmente no modo de apresentar as suas posições e altitudes. O termo inclui os campos científicos e técnicos do levantamento, da geodésia, da geofísica, da geografia, das artes gráficas e das atividades afins, até o ponto em que elas são essenciais à realização da cartografia topográficas.

Toponímia
1 - Estudo da origem e significação dos nomes próprios de um lugar;
2 - Relação dos nomes de lugar de um país, estado, região etc.

Topônimo
Nome próprio de um acidente topográfico natural ou artificial. Transporte de coordenadas:
Operação matemática que permite obter coordenadas de um ponto num dado sistema, conhecendo-se as coordenadas de um outro ponto neste mesmo sistema, além do azimute e distância entre eles.

Triangulação
Método de levantamento em que as estações são pontos do terreno, os quais são localizados nos vértices de uma cadeia ou rede de triângulos. Os ângulos são medidos por instrumento, e os lados escolhidos, os quais se dominam bases, cujos comprimentos são conseguidos por medição direta no terreno.

UTM: Universal Transverse Mercator
Sistema de coordenadas planas que circulam o globo baseado em 60 zonas de tendência, no sentido norte-sul, cada uma com 16 graus de largura de longitude.

Vetor
Segmento de linha reta, com o tamanho normalmente representado pelos pares de coordenadas dos pontos extremos. Dados vetoriais referem-se a dados em forma tabular com uma dimensão.

Vetorização
Processo de geração de arquivos gráficos com dados vetoriais, utilizando softwares de CAD ou softwares de interpretação de imagens digitais em formato raster (vetorização automática).

Workstation
Estação de trabalho - Conjunto de equipamentos formado por computador, mesa digitalizadora, vídeo gráfico de alta resolução e plotter. É utilizada para criação ou modificação de desenhos.

Bibliografia:
Câmara Técnica de Cartografia e Geoprocessamento. Disponívelem 13 de julho de 2011
Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Disponível em 13 de julho de 2011
Prefeitura de Juiz de Fora
Av. Brasil, 2001 | Centro - Juiz de Fora/MG - CEP: 36060-010
Todos os direitos reservados. Copyright © 2021 - Site versão 3.2