PREFEITURA DE JUIZ DE FORA
DIÁRIO OFICIAL ELETRÔNICO DO MUNICÍPIO DE JUIZ DE FORA
ATOS DO GOVERNO DO PODER EXECUTIVO

Publicado em: 22/10/2019 às 00:01
SDS/CMDCA/JFAVISO O Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente de Juiz de Fora – CMDCA/JF, no uso de suas atribuições legais, conforme preconiza a Lei Federal n.º 8.069/1990 – Estatuto da Criança e do Adolescente, Lei Federal n.º 13.488/2017, a Resolução n.º 170/2014 expedida pelo Conselho Nacional dos Direitos da Criança e do Adolescente – CONANDA, e as Leis Municipais n.º 8056/1992, n.º 9666/1999, n.º 13.165/2015, tendo o 2º Processo de Escolha Unificado para Membros do Conselho Tutelar de Juiz de Fora realizado sob a responsabilidade deste CMDCA e a fiscalização do Ministério Público e em conformidade com as Resoluções CMDCA-JF n.º 02/2019, n.º 04/2019 e n.º 11/2019 TORNA PÚBLICO QUE FICAM CONVOCADOS os candidatos abaixo relacionados para realização da Entrevista e Avaliação Psicológica (Competências a serem Avaliadas - Anexo I) do Processo de Escolha dos Membros do Conselho Tutelar de Juiz de Fora, conforme dias, horários e local abaixo discriminados:
1ª ETAPA
INSCRIÇÃO NOME HORÁRIO DIA LOCAL
0034 Marilene Chaves Costa 08h30min 24/10/19 Escola de Governo Municipal (Rua Maria Perpétua n.º 72º – 3º andar)
0027 Marcelo Silvério da Cruz
0006 Mary Hellen Ferreira Martins
5041 Regina Celia de Araujo Santa’ana Mateus
0009 Rozeli Martins Leite
5181 Hiona Prata Moura
10281 Denize de Souza Neves
1001 Sandra Rodrigues Peron de Faria
0041 Rafaela de Almeida Setta
1004 Sônia Maria da Silva Pereira
0520 Tânia Silveira Silva
0522 Elizabeth Ferreira Santos
1019 Isabel Irene Furtado 14h30min
5271 Andrea Cristina Canario Esteves
10211 Jessica Cristiane Silva
0525 Guilherme Ramos Dini
0024 Marco Antônio dos Santos
5011 Maria Auxiliadora Lopes de Paula
10391 Raquel Nacimento de Carvalho
1008 Sebastiana Regina Pereira da Silva e Costa
1037 Marcio Luiz Alvim
1009 Jurema Aparecida Lucas Motagnassa
0035 Zilda Helena Soares
0023 Gilcimar Marinho Joviano
321 Maria Celilia Candido de Oliveira
2ª ETAPA
INSCRIÇÃO NOME HORÁRIO DIA LOCAL
0034 Marilene Chaves Costa 08h30min 25/10/19 Escola de Governo Municipal (Rua Maria Perpétua n.º 72º – 3º andar)
0027 Marcelo Silvério da Cruz 09h30min
0006 Mary Hellen Ferreira Martins 10h30min
5041 Regina Celia de Araujo Santa’ana Mateus 14h30min
0009 Rozeli Martins Leite 15h30min
5181 Hiona Prata Moura 16h30min
10281 Denize de Souza Neves 08h30min 29/10/19
1001 Sandra Rodrigues Peron de Faria 09h30min
0041 Rafaela de Almeida Setta 10h30min
1004 Sônia Maria da Silva Pereira 14h30min
0520 Tânia Silveira Silva 15h30min
0522 Elizabeth Ferreira Santos 16h30min
1019 Isabel Irene Furtado 08h30min 30/10/19
5271 Andrea Cristina Canario Esteves 09h30min
10211 Jessica Cristiane Silva 10h30min
0525 Guilherme Ramos Dini 14h30min
0024 Marco Antônio dos Santos 15h30min
05011 Maria Auxiliadora Lopes de Paula 16h30min
10391 Raquel Nascimento de Carvalho 08h30min 31/10/19
1008 Sebastiana Regina Pereira da Silva e Costa 09h30min
1037 Marcio Luiz Alvim 10h30min
1009 Jurema Aparecida Lucas Motagnassa 11h30min
0035 Zilda Helena Soares 14h30min
0023 Gilcimar Marinho Joviano 15h30min
0321 Maria Celilia Candido de Oliveira 16h30min
Observações:
1 – Os candidatos deverão comparecer ao local determinado 15 (quinze) minutos antes do horário previsto para o início de cada etapa da Entrevista e Avaliação Psicológica;
2 – O acesso a cada etapa da Entrevista e Avaliação Psicológica só será permitido mediante a apresentação de documento oficial de identificação (original) com foto;
3 – O candidato deverá comparecer às duas etapas. O não comparecimento do candidato nos dias, horários e local determinado resultará em sua eliminação do processo.
 
LINDOMAR JOSÉ DA SILVA
Presidente do CMDCA/JF
 
ANEXO I
Competências a serem avaliadas na seleção do Conselheiro Tutelar Juiz de Fora/2019
 
1) Empatia: É a capacidade de compreender o que alguém sente em uma situação de demanda afetiva, comunicando-lhe adequadamente tal compreensão e sentimento: observar, prestar atenção, ouvir o outro; demonstrar interesse e preocupação pelo outro; reconhecer sentimentos do interlocutor; compreender a situação; oferecer ajuda.
2) Escuta qualificada: Saber ouvir e compreender as necessidades, demandas e possibilidades do sujeito, prestando uma assistência de qualidade, reconhecendo e acolhendo o outro.
3) Comunicação: É o processo de troca de informação, opinião, sugestão ou qualquer outro tipo de interação verbal ou não, entre duas ou mais pessoas numa determinada situação. Pode ser formal ou informal.
4) Relação interpessoal: É a ligação, conexão ou vínculo entre duas ou mais pessoas dentro de um determinado contexto. Se refere à capacidade do indivíduo de organizar sentimentos, pensamentos e ações em função dos seus objetivos e valores, articulando às demandas do ambiente.
5) Trabalho em equipe: É uma forma de organização de um grupo com propósito de compartilhar objetivos visando a realização de atividades dependentes entre si, que podem sobrepor a soma de trabalho de cada um dos seus membros. Requer capacidade de negociação, escuta e flexibilidade.
6) Flexibilidade nas ações e decisões: É a capacidade de modificar o curso das ações e/ou dos pensamentos de acordo com as exigências do ambiente de maneira que consiga: aceitar a mudança; aproveitar o momento e encará-lo como oportunidade; desapegar-se dos modelos do passado e reformulá-los; atuar como agente facilitador; ter disponibilidade e curiosidade para aprender.
7) Capacidade de trabalho em rede: É a capacidade de realizar as interações necessárias com outras instâncias institucionais construindo, assim, vínculos horizontais de interdependência e complementaridade, realizando a troca de experiências e informações entre os vários atores em prol do indivíduo.
8) Capacidade de argumentação: É a capacidade de relacionar fatos, teses, estudos, opiniões, problemas e possíveis soluções a fim de embasar determinado pensamento ou ideia, utilizando plenamente sua capacidade de interlocução, mantendo claro o objetivo central da negociação
9) Neutralidade frente às diferenças: Não permitir que o preconceito, o paternalismo ou a fácil padronização de atendimentos impeçam o correto entendimento de uma situação pessoal e social específica, entendendo que cada caso é um caso e todos têm direito a um atendimento personalizado de acordo com suas peculiaridades.
10) Organização e planejamento: A organização é o processo de definir fluxos e estruturas de forma objetiva, buscando administrar eficientemente o tempo, o trabalho, a produtividade e os resultados. O planejamento consiste em um processo contínuo e ativo que reúne ações orientadas e integradas para fazer com que um objetivo seja alcançado com mais rapidez e eficiência por meio de decisões que são tomadas antecipadamente.
11) Assertividade: É a expressão apropriada de sentimentos, desejos e opiniões. Implica tanto na superação da passividade quanto no autocontrole da agressividade e de outras reações não habilidosas.
12) Motivação: É um impulso que faz com que as pessoas ajam para atingir seus objetivos, baseado em seus valores e desejos internos; envolve fenômenos emocionais, biológicos e sociais. É um processo responsável por iniciar, direcionar e manter comportamentos relacionados com o cumprimento de objetivos.
 
LINDOMAR JOSÉ DA SILVA
Presidente do CMDCA/JF