
VOCÊ CONHECE O PROGRAMA CULTURAL MURILO MENDES?
Trata-se de uma das mais importantes políticas públicas de cultura mantidas pela Prefeitura de Juiz de Fora. O Programa Cultural Murilo Mendes não é nenhum bicho de sete cabeças e pode incluir você e os artistas de sua comunidade.
Como funciona? A Funalfa tem a responsabilidade de fazer a divisão dos recursos do Fundo Municipal de Incentivo à Cultura (Fumic) e, em 2021, serão dois milhões de reais, um valor recorde nos mais de 25 anos de vigência da lei que instituiu o programa. A ideia é dividir esse montante em vários editais, com focos específicos. Este é o primeiro edital do ano. Outros virão até dezembro!
EDITAL FERNANDA MULLER DE CULTURA TRANS
O objetivo deste edital é fomentar ações e iniciativas artísticas culturais individuais ou coletivas, promovidas pela ou para a comunidade transgênera, travesti, não-binária, queer, agênero, incluindo artistas cis que performam drag queen ou king voltadas para as frentes de Direito à Cidade, Promoção da Igualdade de Gênero e Respeito à Diversidade e Enfrentamento à Transfobia, ampliando o acesso às políticas culturais do Município de Juiz de Fora.
Fernanda Müller foi uma artista travesti de Juiz de Fora, ativista da pauta LGBTQIA+, sendo responsável por importantes avanços na luta por igualdade de direitos, pela liberdade sexual e pelo combate à transfobia.
EDITAL MURILÃO
O Edital “Murilão” é uma reformulação do que conhecemos como “edital da Lei Murilo Mendes”. Os objetivos são os mesmos: fomentar ações culturais, incentivar artistas a tirarem os seus projetos, livros, discos e ideias das gavetas, enfim, movimentar o cenário artístico de Juiz de Fora com os recursos oriundos do Fundo Municipal de Cultura. O “Murilão”, que podemos entender como um “Murilo Mendes” amplificado, é o terceiro edital lançado pela Funalfa em 2021.
O objetivo do “Murilão” é fomentar ações e iniciativas artísticas culturais, individuais ou coletivas, promovidas pelos e pelas agentes culturais do município.
EDITAL QUILOMBAGENS
O objetivo deste edital é fomentar ações e iniciativas culturais, em sua diversidade, promovidas pelos agentes culturais do município e que estejam diretamente relacionados com a valorização da cultura negra e de sua ancestralidade.
Aqui, entendemos quilombagens como sendo os vários movimentos relacionados à intenção de reunião, de ajuntamento e de encontro atravessado pelas redes de solidariedade e construção de práticas de libertação coletiva.
EDITAL PAU BRASIL
O objetivo deste edital é fomentar ações e iniciativas artísticas e culturais, (eventos, espetáculos, exposições, seminários, entre outros) em sua diversidade, promovidas por agentes culturais do município, individual ou coletivamente, e que estejam diretamente relacionados às comemorações dos 100 anos da Semana de Arte Moderna de 1922 e seus conceitos.
Busca-se projetos que, em 2022, façam uma releitura do Movimento Modernista, de seus conceitos e estética, oportunizando transformações culturais, artísticas, teóricas, estéticas e políticas que atravessam o Brasil de hoje, uma modernidade ainda necessária.
COMO SE INSCREVER?
Notícias

Projeto do Programa Cultural Murilo Mendes oferece oficina gratuita para ritmistas mirins

Última sessão do projeto Cine Nuvem acontece na quinta, 30

Inscrições abertas para a edição de abril da Caminhada Juiz de Fora Negra

Prefeitura viabiliza oficina gratuita de samba no pé e gafieira na Praça CEU

Grupo Samba de Colher lança EP autoral com show gratuito na Praça CEU

Projeto do edital Murilão da Prefeitura oferece oficina gratuita para emancipação feminina em Igrejinha
_171832.jpg)
Terceira sessão do projeto Cine Nuvem acontece na quinta-feira
_161826.jpg)
Projeto Dedo de Prosa chega à região do Bairro Grama
