Cultura da Quebrada
fernanda
murilao
quilombagens
pau brasil

VOCÊ CONHECE O PROGRAMA CULTURAL MURILO MENDES?


Trata se de uma das mais importantes políticas públicas de cultura mantidas pela Prefeitura de Juiz de Fora. O Programa Cultural Murilo Mendes não é nenhum bicho de sete cabeças e pode incluir você e os artistas de sua comunidade.

Como funciona? A Funalfa tem a responsabilidade de fazer a divisão dos recursos do Fundo Municipal de Incentivo à Cultura (Fumic) e, em 2022, serão dois milhões de reais. A ideia é dividir esse montante em vários editais, com focos específicos.

Cadcultural


É um instrumento com o objetivo de identificar e caracterizar as (os) agentes culturais da cidade. Sua principal característica é a universalidade dentro do fazer cultural da cidade e tem por finalidade orientar a formulação, o mapeamento e a ampliação do acesso às políticas públicas para o desenvolvimento e o direcionamento de ações, refletindo de maneira mais plural as demandas identitárias, artísticas e socioculturais da nossa produção cultural.

Estar cadastrada (o) será condição prévia e obrigatória para a participação em editais e demais serviços disponibilizados pela Funalfa. Então, já sabe, né? Vai precisar estar cadastrado para participar dos editais do Programa Cultural Murilo Mendes.




Esparrama


Primeiro edital lançado em 2022, o Esparrama busca até 100 (cem) projetos nas mais variadas formas de linguagens e expressões artísticas. De maneira dinâmica, as apresentações serão únicas, gratuitas e deverão ter entre 1hora e 30 minutos até 2 horas de duração. O objetivo é fomentar ações e iniciativas artísticas culturais, individuais ou coletivas, promovidas pelos e pelas agentes culturais do município.






Cultura da/na Quebrada - 2022


O edital é direcionado a projetos de conteúdo artístico cultural que promovam o protagonismo dos agentes culturais de periferia, com atividades voltadas para as frentes de Direito à Cidade, Promoção da Dignidade de Populações e Comunidades, Gênero, Enfrentamento ao Racismo e Combate à Violência.

Aqui entendemos periferia como um conceito em construção, que tem como subsídio metodológico os territórios socioassistenciais de alta vulnerabilidade e de vulnerabilidade regular. Optamos pelo “da/na” porque entendemos que a quebrada pode ser berço da cultura, assim como pode ser palco de muitos projetos culturais. Ou os dois!






Murilão - 2022


O Edital “Murilão” é uma reformulação do que conhecemos como “edital da Lei Murilo Mendes”. Os objetivos são os mesmos: fomentar ações culturais, incentivar artistas a tirarem os seus projetos, livros, discos e ideias das gavetas, enfim, movimentar o cenário artístico de Juiz de Fora com os recursos oriundos do Fundo Municipal de Cultura. O “Murilão 2022”, que podemos entender como um “Murilo Mendes” amplificado, é o terceiro edital lançado pela Funalfa em 2022.

O objetivo do “Murilão 2022” é fomentar ações e iniciativas artísticas culturais, individuais ou coletivas, promovidas pelos e pelas agentes culturais do município.





Quilombagens - 2022


O objetivo deste edital é fomentar ações e iniciativas culturais, em sua diversidade, promovidas pelos agentes culturais do município e que estejam diretamente relacionados com a valorização da cultura negra e de sua ancestralidade. Aqui, entendemos quilombagens como sendo os vários movimentos relacionados à intenção de reunião, de ajuntamento e de encontro atravessado pelas redes de solidariedade e construção de práticas de libertação coletiva.








Whatsapp
Whatsapp

Notícias

Mais Informações

Facebook Youtube Instagram

@FunalfaCultura

Prefeitura de Juiz de Fora
Av. Brasil, 2001 | Centro - Juiz de Fora/MG - CEP: 36060-010
Todos os direitos reservados. Copyright © 2021 - Site versão 3.2