NOTÍCIAS: DEFESA CIVIL
JUIZ DE FORA - 6/1/2010 - 19:17
PJF traça estratégias para prevenção e combate aos danos causados pelas chuvas
O Prefeito Custódio Mattos reuniu na tarde desta quarta-feira, 6, a equipe da Subsecretaria de Defesa Civil e parte do secretariado para uma avaliação do trabalho que vem sendo executado para o atendimento à população neste período de chuvas intensas. Desde o último dia 30 de dezembro, a Defesa Civil registrou 660 ocorrências na cidade. De acordo com Custódio, durante o encontro foram definidas algumas medidas imediatas de apoio e reforço à equipe da Defesa Civil com o propósito de aprimorar o serviço. “Temos que destacar que a Defesa Civil vem executando um excelente trabalho, mas em função do volume de chuvas e do grande número de ocorrências se faz necessário adotar algumas medidas”, explicou Custódio após o encontro.
Entre as decisões tomadas para garantir total retaguarda da Prefeitura de Juiz de Fora (PJF) ao trabalho da Defesa Civil, o Prefeito anunciou reforço imediato no atendimento do 199 com mais pessoas, criação de um dispositivo que garanta disponibilidade dos veículos da PJF para o órgão, reforço das equipes com a mobilização – nos próprios quadros da Prefeitura – de mais seis engenheiros que se somarão às atuais oito equipes e de mais um profissional para o atendimento emergencial de assistência social.
Segundo Custódio, este apoio de pessoal e logístico não se limitará a este período chuvoso se estendendo para o restante do ano, de forma que a Defesa Civil continue com as ações de prevenções em toda a cidade. O encontro contou com a participação dos secretários de Obras, Jefferson Rodrigues Junior, de Administração e Recursos Humanos, Vitor Valverde, de Atividades Urbanas, Sueli Reis, de Comunicação, Rodrigo Barbosa, do Procurador-Geral do Município, Gustavo Vieira, do Subsecretário de Defesa Civil, Sérgio Rocha, e do corpo técnico da Defesa Civil.
De acordo com o balanço elaborado pela Defesa Civil, a Região Leste da cidade continua sendo a mais castigada pelas últimas chuvas, totalizando 257 ocorrências desde o último dia 30. Logo em seguinda, aparece a Região Sul, com 164 registros; região Sudeste, com 101; Norte, com 51; Centro, com 31; e Oeste e Nordeste com 27 ocorrências cada uma. Entre os tipos de ocorrências, os escorregamentos de terra somam 349 registros e as ameças de escorregamento, 134 ocorrências.
Todas as ocorrências de maior gravidade estão sendo monitoradas pela equipe da Defesa Civil. Nesta quarta-feira, 6, foram demolidas as moradias atingidas pelo deslizamento de terra no Bairro São Bernardo, onde houve, também, a necessidade de interdição preventiva de um dos prédios atingidos pelos escombros na Rua Cesário Alvim. No Bairro Santa Luzia continua sendo monitorada a área entre as ruas José Orozimbo e Aurora Torres onde há risco de deslizamentos de terra. Neste local, as famílias também foram removidas preventivamente.
Já no Bairro Alto dos Passos, a movimentação de uma encosta entre as ruas Machado Sobrinho e Onofre Mendes, atinge, segundo o último levantamento da Defesa Civil, 16 edificações, sendo dois prédios. Preventivamente, a Defesa Civil orientou os moradores de seis edificações da Machado Sobrinho a deixarem suas casas que estão interditadas. As famílias das demais edificações da Rua Onofre Mendes estão orientadas a evitarem os fundos das residências, usando apenas as partes mais seguras das moradias. Com as interdições preventivas e demolições, desde o último dia 30, estão desalojadas 44 famílias totalizando 230 pessoas.
*Informações com a Assessoria de Comunicação da SO, pelo telefone 3690-7304/ramal227
IMPRIMIR