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JUIZ DE FORA - 20/1/2011 - 13:30
Assistência de qualidade marca o primeiro ano de funcionamento da UPA Santa Luzia
Na manhã desta quinta-feira, 20, o secretário de Saúde, Cláudio Reiff, reuniu funcionários da Unidade de Pronto Atendimento (UPA) Santa Luzia, subsecretários da Secretaria de Saúde e representantes da Ouvidoria de Saúde e UPA São Pedro, para um café da manhã e visita às instalações da unidade. Durante o encontro, Reiff agradeceu o empenho de todos e reforçou a importância dos trabalhos de excelência realizados pelos profissionais da UPA Santa Luzia ao longo do primeiro ano de funcionamento da unidade.
O secretário destacou a participação de muitos dos presentes para alcançar os objetivos estabelecidos para que a UPA se tornasse uma referência em qualidade no atendimento aos usuários do SUS. Além disso, agradeceu a parceria e confiança do Hospital e Maternidade Therezinha de Jesus (HMTJ) junto à Prefeitura de Juiz de Fora (PJF), no gerenciamento da unidade. “O bom trabalho realizado na UPA reflete para toda a rede de saúde do município e, consequentemente, para o usuário. Alcançamos índices de satisfação superiores a 80% na maioria dos quesitos que fazem parte da pesquisa de satisfação com o usuário, entre eles, recepção, limpeza e atendimento”, destacou Reiff.
Para complementar, a coordenadora administrativa da unidade, Neila Carvalho de Castro, disse que a equipe está muito satisfeita em compor o quadro de profissionais da UPA Santa Luzia, além de poder proporcionar uma assistência de qualidade aos cidadãos. O usuário David Wallace Gama, morador do Bairro Santa Terezinha, declarou que estava em busca de assistência na UPA pela terceira vez, e que sempre opta pelo atendimento de urgência e emergência na unidade. “Acho o ambiente daqui mais confortável, me sinto bem e sempre fui bem atendido”, ressaltou Gama.
A UPA Santa Luzia realiza cerca de 250 atendimentos/dia, e ao longo do ano de 2010, em conjunto com a UPA São Pedro, foi responsável pela redução em cerca de 30% dos atendimentos realizados no Hospital de Pronto Socorro Dr. Mozart Geraldo Teixeira (HPS). As duas UPAs contam com atendimento de urgência e emergência 24 horas em clínica médica e pediatria. São destinadas, exclusivamente, ao atendimento de urgência e emergência pré-hospitalar, servindo como unidade de estabilização, ou seja, de curta permanência. Nos locais são realizados procedimentos de baixa e média complexidade, seguindo classificação de risco, conforme preconizado pelo Protocolo de Manchester.
“A qualidade e o bom funcionamento das UPAs são baseados em três pilares: qualidade da estrutura física, que pode ser considerada como igual ou melhor do que a de hospitais particulares; o Protocolo de Manchester, por meio do qual o atendimento é priorizado pela gravidade; e a satisfação do usuário, que é avaliada por pesquisas aplicadas nas unidades”, finalizou o secretário.
*Informações com a Assessoria de Comunicação da Secretaria de Saúde, pelos telefones 3690-7123 / 7389.
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