NOTÍCIAS: DEFESA CIVIL
JUIZ DE FORA - 6/5/2011 - 17:42
Defesa Civil disponibiliza mapeamento pluviométrico dos últimos 63 meses
A Subsecretaria de Defesa Civil da Prefeitura de Juiz de Fora (PJF), em parceria com o Corpo de Bombeiros Militar, está disponibilizando, a partir desta sexta-feira, 6, o mapeamento de distribuição e variação pluviométrica em todo o município durante os últimos 63 meses. O objetivo desta ação é monitorar as áreas onde houve maior intensidade de chuvas na cidade, bem como as regiões onde este índice foi menor. Segundo o chefe do Departamento de Prevenções e Atividades Intersetoriais, Jordan Henrique de Souza, “a partir deste mapeamento poderemos adotar medidas de políticas públicas de atendimento de Defesa Civil mais eficazes em cada região, tornando os resultados mais efetivos”, afirmou.
Segundo Souza, a distribuição pluviométrica foi representada de forma que os tons nas cores verde e amarelo, representem o período de estiagem, e os azulados, o período chuvoso. “Em síntese, os tons em amarelo significam menores volumes medidos nos últimos 63 meses, com variação entre 0 e 5 milímetros de chuva. Já os tons em azul representam os períodos com maior acumulado de chuva, com variações entre 550 e 650 milímetros”, explicou.
O mapeamento foi a primeira ação preventiva relativa às chuvas realizada neste ano pela PJF. Além deste trabalho, está sendo feito o mapeamento do uso e ocupação do solo em todo o território municipal. As equipes da Defesa Civil trabalham ainda, em estudos na bacia do Rio Paraibuna, com o objetivo de medir a intensidade e o tempo de percurso com que as águas das chuvas chegam à cidade. “Desta forma, saberemos em que local há maior risco de enchentes ou queimadas, por exemplo”, acrescentou Souza. Conforme destacou o cabo do 4º Batalhão de Bombeiros Militar, Demétrius Vasconcelos, esta análise contribuirá, ainda, com as ações de prevenção aos incêndios florestais. “Através destas análises poderemos identificar as áreas onde há maior volume de chuva durante a estiagem. Assim, poderemos realizar um trabalho mais eficaz”, completou Vasconcelos.
*Informações com a Assessoria de Comunicação da Secretaria de Obras, pelo telefone 3690-7403, ramal 227.
IMPRIMIR