NOTÍCIAS: DEFESA CIVIL
JUIZ DE FORA - 19/5/2011 - 16:18
Defesa Civil recebe prêmio internacional “Melhores práticas de gestão”
A Subsecretaria de Defesa Civil da Prefeitura de Juiz de Fora (PJF) recebeu, nesta semana, a certificação internacional “Melhores Práticas de Gestão”, pelo Plano Municipal de Redução de Risco (PMRR) desenvolvido pelo órgão. O título é concedido pelo UN-Habitat, órgão das Nações Unidas para questões de assentamentos humanos, e destaca ações para melhoria das condições de vida das populações. O processo de seleção aconteceu em Dubai, nos Emirados Árabes e contou com 384 projetos, enviados por 60 países. Juiz de Fora ficou entre as 80 melhores experiências.
O plano consiste em uma série de ações de prevenção e erradicação de riscos socioambientais, e foi iniciado pelo mapeamento de áreas vulneráveis, passando pela aquisição de tecnologia, treinamento de equipes e planejamento de ações. Também foram realizadas audiências públicas, promovidas para discutir os problemas de defesa civil do município. Para o subsecretário de Defesa Civil, major José Mendes da Silva, o reconhecimento internacional reflete o esforço do setor em implantar um modelo de gestão de risco no município. “Antes da elaboração do PMRR, a Defesa Civil não possuía conhecimento científico sobre a situação de risco para escorregamento de solo e rocha em assentamentos precários; hoje a cidade serve de referência para outras localidades”, afirmou o major, acrescentando que o projeto tem sido, inclusive, tema constante de pesquisas acadêmicas. “Os desdobramentos deste trabalho já estão ocorrendo, inclusive com a obtenção de recursos para a execução de obras de contenção e drenagem nas áreas apontadas pelo Plano”, completou.
O mapeamento das áreas de risco foi possível a partir da reunião de dados sociais, geográficos e de urbanização disponíveis em todas as unidades da Administração Municipal, repassados ao Sistema de Análise Geoambiental (Saga-UFJF). Informações como estrutura do solo, geomorfologia, arruamento, falhas e fraturas, altitudes, declividade, ocupação do solo, proximidade de rios e proximidade de ruas foram sobrepostas. O resultado foi a conjugação de variáveis nunca antes visualizadas. A descrição do Plano Municipal de Redução de Risco encontra-se disponível no site http://www.unhabitat.org/bestpractices/2010/mainview.asp?BPID=2603.
*Informações com a Assessoria de Comunicação da Secretaria de Obras, pelo telefone 3690-7403 ramal 227.
IMPRIMIR