NOTÍCIAS: DEFESA CIVIL
JUIZ DE FORA - 11/4/2014 - 11:47
Capacitação sobre Redução do Risco de Desastres é iniciada na Defesa Civil
Na noite desta quinta-feira, 10, a Defesa Civil e o Núcleo de Proteção e Defesa Civil (Nupdec) Universitário deram início ao primeiro módulo da "Capacitação Básica sobre Redução do Risco de Desastres". O evento, que é destinado a voluntários do órgão e a universitários, reuniu aproximadamente 40 pessoas.
De acordo com o subsecretário de Defesa Civil, Márcio Deotti, as palestras serão ministradas por engenheiros e integrantes do Nupdec, que falarão sobre temas diversos relacionados ao Sistema de Defesa Civil. Deotti também ressaltou a relevância da participação popular. "Escolhemos temas, que são desenvolvidos para trazer a comunidade para dentro do contexto, porque sabemos que é de fundamental importância a integração da comunidade para que o sistema de Defesa Civil funcione ainda melhor."
Segundo o coordenador do Nupdec universitário, Paulo Gabriel Soares Pereira, o objetivo desse curso é introduzir do tema e discutir sobre a redução de riscos e desastres. "A capacitação foi toda fundamentada nos conceitos trabalhados pela Organização das Nações Unidas (Onu), através da Campanha das Cidades Resilientes, que são aquelas que estão mais bem preparadas para enfrentar os desastres".
Sobre o evento
O curso busca treinar os agentes voluntários da Defesa Civil e os agentes públicos envolvidos direta ou indiretamente nas situações de desastres. O evento acontecerá, também, nos dias 16 e 24 de abril e 8 de maio, na sede da subsecretaria, localizada na Avenida Garibaldi Campinhos, no Bairro Vitorino Braga.
O treinamento, que consiste em uma introdução nos temas relacionados à redução de desastres em situações de riscos, tem como objetivo principal apresentar informações e levantar discussões com a abordagem nacional e internacional do tema. Além disso, aborda os mecanismos para a redução de riscos de ocorrências ou redução de prejuízos.
Ao final do curso, os participantes que concluírem integralmente todas as etapas serão certificados e receberão a carteirinha de Agente Voluntário de Proteção e Defesa Civil. Dessa forma, passarão a ser integrantes da rede de voluntários e dos núcleos de proteção e defesa civil, como representantes de suas comunidades, tendo acesso ao canal direto de contato com o órgão.
* Informações com a assessoria de comunicação da Defesa Civil pelo telefone 2104-8776.
IMPRIMIR