NOTÍCIAS: SDS
JUIZ DE FORA - 22/10/2014 - 18:42
“Aulão de Capoeira” reúne 65 crianças e adolescentes no Curumim Santa Maria
Em setembro eles já mostravam habilidades, durante apresentação no Parque Halfeld, em comemoração ao “Dia da Capoeira”. Para continuar com as ações que abrangem essa importante expressão cultural, o Curumim Santa Maria promoveu, nesta quarta-feira, 22, um “Aulão de Capoeira”, com cerca de 65 jovens dos turnos da manhã e da tarde. Alguns dos atendidos foram iniciados ao receberem, durante o evento, a sua primeira corda, que varia de cor, dependendo da idade.
Empatia, civilidade e autocontrole são alguns dos valores desenvolvidos pelos professores e mestres em cada aula de capoeira, uma das principais ações do calendário de atividades dos oito Curumins e uma das mais antigas dinâmicas. O grupo variou entre crianças de quatro anos até adolescentes de 14, mas todos puderam se divertir e conhecer um pouco mais dessa cultura cheia de significados e história.
A mestre de capoeira Jaqueline Fonseca, educadora do Curumim Santa Maria, dividiu a atividade em dois momentos: “Durante toda a programação tivemos a presença de convidados especiais, capoeiristas de outras unidades e alguns familiares dos meninos. No turno da manhã fizemos uma brincadeira entre hip hop e capoeira, com apresentações diversas, e na parte da tarde trouxemos o tradicional ´Maculelê´, que une cânticos e dança. A socialização atraiu muito os envolvidos, que se divertiram bastante”.
O serviço
O Curumim é um programa que busca estimular a formação cidadã de crianças e adolescentes através de práticas esportivas, artísticas e culturais. Além disso, são ofertadas duas refeições diárias e espaço para os jovens estudarem. O município conta com oito unidades do projeto, localizadas nos bairros Bonfim, Vila Esperança, São Benedito, São Pedro, Santa Luzia, Jóquei Clube, Benfica e Vila Olavo Costa.
O Curumim Santa Maria fica na Rua Venina Rocha de Almeida – Bairro Jóquei Clube. O telefone de contato é o 3690-8337.
* Informações com a Assessoria de Comunicação da Secretaria de Desenvolvimento Social, pelo telefone 3690-8314, e com a Amac, pelo telefone 3690-7945.
IMPRIMIR