NOTÍCIAS: SETTRA
JUIZ DE FORA - 16/3/2017 - 16:48
Número de autuações diminui com fiscalização eletrônica
A fiscalização eletrônica está promovendo diminuição de infrações no trânsito da cidade. Esta é a constatação da Secretaria de Transporte e Trânsito (Settra) da Prefeitura de Juiz de Fora (PJF), através de comparativo divulgado nesta quinta-feira, 16. O resultado levou em consideração os dados de 2015 e 2016, consultados no sistema de Gerenciamento de Infrações de Trânsito. Desde sua instalação, os radares de fiscalização tripla sempre tiveram a intenção de incentivar a educação e dar mais segurança no trânsito.
Os equipamentos monitoram três tipos de infração: avanço de semáforo, parada sobre faixa de pedestres e excesso de velocidade (dividida em desdobramentos). As autuações em 2015, por avanço de sinal, chegaram 9.349, e em 2016 cairam para 4.519; excesso de velocidade superior à máxima permitida em mais de 20% a até 50%, caiu de 4353 em 2015 para 4148 em 2016; a superior a 50%, de 173 para 163; e a parada sobre a faixa de pedestres caiu de 106 para 86.
O secretário de Transporte e Trânsito, Rodrigo Tortoriello, explicou que a fiscalização eletrônica tem caráter educativo e pedagógico. Além disso, os dispositivos ampliam a capacidade do trabalho de fiscalização: “O motorista fica com receio de ser autuado e passa a respeitar mais a legislação de trânsito. A importância destes equipamentos está totalmente relacionada à educação no trânsito e, por consequência, conseguimos reduzir os avanços e riscos de acidentes. Um local emblemático é na Avenida Rio Branco, em frente ao Sport Club. O equipamento fez com que se conseguisse reduzir o risco de atropelamentos naquele local. Assim, a segurança para motorista e pedestre é ampliada e o desrespeito à legislação de trânsito é reduzido”.
Além da Avenida Barão do Rio Branco, em frente ao Sport Club, os equipamentos foram instalados nos cruzamentos com a Avenida Brasil e Rua Benjamin Constant e na Avenida Doutor Paulo Japiassú Coellho, esquina com a Rua Tom Fagundes. Em todos estes locais eles funcionam nos dois sentidos.
* Informações com a assessoria da Secretaria de Transporte e Trânsito pelo 3690-7767.
IMPRIMIR