NOTÍCIAS: SEDETTUR
JUIZ DE FORA - 2/6/2017 - 16:53
Prefeituras da região assumem apoio ao projeto da macaúba
No Dia Mundial do Meio Ambiente, o prefeito Bruno Siqueira receberá prefeitos da região, para assinatura do protocolo de intenções destinado a garantir apoio para viabilizar o desenvolvimento e implantação de projeto regional que considera o plantio da palmeira nativa macaúba em áreas degradadas, como forma de fortalecer o agronegócio da Zona da Mata, e, ao mesmo tempo, garantir a recuperação ambiental destas regiões. A assinatura acontecerá na segunda-feira, 5, às 9 horas, no Parque Natural Municipal da Lajinha, como parte da programação da “Semana Integrada do Meio Ambiente”, promovida pela Secretaria do Meio Ambiente (SMA), da Prefeitura de Juiz de Fora (PJF).
Trinta e oito prefeituras da Zona da Mata mineira e regiões adjacentes já confirmaram presença no evento. Para o secretário de Desenvolvimento Econômico, Trabalho e Turismo da PJF, João Mattos, a adesão demonstra a capacidade de mobilização do projeto, que apresenta potencial de ser financiado a partir de recursos públicos e privados, originados, principalmente, de fundos que têm como temática principal o desenvolvimento sustentável.
Sobre o projeto
O projeto de implantação do centro produtor de macaúba e o desenvolvimento de sua cadeia produtiva na região surgiu a partir da “Agenda de Desenvolvimento da Zona da Mata”, instituída em 2011, formada por lideranças empresariais, políticas e sociedade civil, como forma de intensificar o desenvolvimento socioeconômico regional.
Em 2013, a PJF ratificou seu compromisso institucional com a Agenda e com o desenvolvimento regional, criando em sua estrutura a coordenação de projetos e elencando propostas estratégicas que favoreçam o desenvolvimento da região, como é o caso do projeto da macaúba, cuja implantação garantirá, ao mesmo tempo, a recuperação e preservação do bioma, a melhoria da qualidade, o aumento do volume da geração hídrica dos mananciais, a dinamização das atividades econômicas e o aumento da geração de empregos e distribuição de renda na Zona da Mata Mineira.
Informações com a Assessoria de Comunicação da Sedettur, pelo telefone 3690-8341.
IMPRIMIR