NOTÍCIAS: MUSEU MARIANO PROCÓPIO
JUIZ DE FORA - 13/11/2018 - 16:26
Museu realiza mostra especial no feriado da “Proclamação da República”
Além de a visita à Galeria "Maria Amália" ser opção de lazer na quinta-feira, 15, feriado da “Proclamação da República”, o Museu "Mariano Procópio" dará início à mostra de alguns itens do acervo, em referência a este período. As peças ficarão expostas durante algumas semanas.
Dentre os itens que farão parte da mostra, exemplares das publicações “Don Quixote” e “Revista Illustrada”, com charges críticas de Ângelo Agostini, do período posterior à proclamação; estudo de bandeira, que seria utilizado, caracterizando processo para escolha da bandeira da nova República Federativa do Brasil. Outro destaque é a exposição em vitrine de importantes medalhas de bronze, que retratam os primeiros presidentes do Brasil, na época denominada “Primeira República”, que antecede a “Era Vargas”.
Do Brasil império à república, a família Ferreira Lage tinha grande prestígio na sociedade. Primeiro, com a proximidade dos monarcas, desde Pedro I, e depois, através dos laços entre as duas famílias, o que pode ser comprovado por correspondências entre Maria Amália, esposa de Mariano, com a princesa Isabel. Grande prova da confiança de Pedro II no empresário foi a permissão para construção da Estrada de Rodagem União e Indústria, que liga Petrópolis a Juiz de Fora e região, com grandes benefícios ao comércio, incluindo o cafeeiro, dentre outros.
A proclamação aconteceu em 15 de novembro de 1889. Resultado de levante político-militar que deu início à República Federativa Presidencialista. Encerrando, assim, a monarquia constitucional parlamentarista do Império e, por conseguinte, destituindo o então chefe de Estado, imperador D. Pedro II, e exilando toda a sua corte.
Opção de lazer
Quem quiser aproveitar o feriado no museu terá opção de lazer em ambiente cultural e de paisagismo histórico, com possibilidade de praticar atividades físicas em espaço aberto e cercado de natureza. Outras opções são os parquinhos infantis, as áreas para piqueniques e a cantina.
Os interessados em realizar ensaios fotográficos podem solicitar permissão de uso do espaço na portaria. É possível fazer fotos nas áreas do parque e no entorno dos prédios históricos, e a atividade é gratuita.
Horário de funcionamento
O parque estará aberto todos os dias, a partir das 8 horas, para o público em geral, e às 6 horas para os portadores de carteirinha do “Clube da Caminhada”, com funcionamento até as 18 horas. A Galeria “Maria Amália”, das 10 às 17 horas. E o acesso pela Rua Dom Pedro II a partir das 8 horas, com fechamento às 17 horas.
Foto: Divulgação
* Informações com a assessoria de comunicação do Museu Mariano Procópio pelo telefone: 3690-2004.
IMPRIMIR