Moradores de Humaitá têm manhã de lazer e aprendizado através do “Bem Comunidade”
A primeira edição do projeto “Bem Comunidade”, organizado pela Secretaria de Educação da Prefeitura de Juiz de Fora (PJF), foi realizada no sábado, 15, no campo de futebol de Humaitá. A iniciativa contou com parceria da empresa Nexa, através do programa “Parceria pela Valorização da Educação” (PVE). Diversas secretarias da PJF estiveram envolvidas na ação. A proposta é integrar comunidade e escola através de diferentes atividades. Presentes o prefeito Antônio Almas, secretários municipais, vereadores e representantes da Nexa e da comunidade.
De acordo com a secretária de Educação, Denise Vieira Franco, “a gênese deste evento está na parceria pela valorização da educação. Numa atividade que conjuga família, escola e o estado, neste ato representado pela Prefeitura de Juiz de Fora, em diferentes atividades envolvendo todo este público. O mais importante é que cada comunidade valorize a escola onde ela está inserida e valorize o papel da educação neste contexto”, diz.
Serviços
Foram disponibilizados serviços de aferição de pressão arterial e avaliação física, através da parceria com a Secretaria de Saúde (SS). A população recebeu, ainda, orientações sobre o Programa Bolsa Família, através do Centro de Referência de Assistência Social (Cras) da Secretaria de Desenvolvimento Social (SDS) da Prefeitura de Juiz de Fora (PJF). A Ouvidoria Geral do Município, que faz parte da Controladoria Geral do Município (CGM), recebeu solicitações e sugestões dos cidadãos. O Procon Móvel também esteve no local, atendendo às pessoas, tirando dúvidas ou ajudando na solução de problemas relacionados à compra de bens ou aquisição de serviços. E crianças e jovens se divertiram com os equipamentos do JF Lazer, da Secretaria de Esporte e Lazer (SEL).
Durante o evento os alunos da Escola Municipal (E.M.) “Coronel Emílio Esteves dos Reis”, que pertence à comunidade, realizaram apresentações de música e dança, de projetos realizados dentro da instituição. A unidade escolar atende cerca de 140 alunos, desde primeiro período até o nono ano do ensino fundamental, Educação de Jovens e Adultos (EJA) e tem uma sala cedida à Escola Estadual Almirante Barroso, para oferecimento de Ensino Médio.
O Prefeito Antônio Almas destacou o compromisso da Prefeitura com o cidadão que está nos distritos da cidade e tem direito a educação de qualidade, bem como acesso a outras ações da PJF, através de parcerias com a iniciativa privada.
Gincana
Com o tema “Valorização da Educação”, foi realizada uma gincana que contou com a participação de alunos da escola, representantes do grupo de Mobilização Social do PVE, voluntários da Nexa e funcionários da PJF. Traziam como princípio de cooperação as atividades de raciocínio lógico, desenvolvimento físico e de brincadeiras. Os participantes foram divididos em quatro equipes com as cores do programa PVE e realizaram as provas. Os vencedores de cada etapa ganhavam pontuação e uma sacola contendo quadros. A última atividade da gincana foi a montagem de um grande mosaico com as peças recebidas ao término de cada etapa da gincana. Ao serem reunidas, trouxeram a mensagem: ”Nenhum de nós é tão bom quanto todos nós juntos”. Todos foram premiados com medalha de participação, mostrando a importância de cada um no processo de construção da educação.
A participante da gincana e aluna da escola, Maria Vitória Nascimento, de 8 anos, falou sobre a experiência de ter participado do evento: “eu aprendi que todo mundo tem que trabalhar junto para conseguir as coisas, todo mundo tem que trabalhar em equipe. Para isso, é muito importante a educação”.
Parceria pela Valorização da Educação (PVE)
O “Parceria pela Valorização da Educação” é um programa presente em mais de cem municípios no Brasil. É realizado pelo Instituto Votorantim, juntamente com outras empresas no país, em parceria com as secretarias municipais de Educação. Em Juiz de Fora, a empresa Nexa realiza parceria com a SE nas atividades do PVE.
O programa trabalha com duas frentes: formação, voltada para diretores e coordenadores das escolas participantes, dentro da temática escolhida pelo município; e mobilização social, que tem como foco possibilitar e estimular maior participação da comunidade nas decisões e ações que têm impacto na aprendizagem de crianças e jovens dos municípios. Em Juiz de Fora, é essa segunda frente que norteia as ações do Bem Comunidade.
Esta é a primeira edição do projeto “Bem Comunidade”, que conta com parceria da Secretaria de Comunicação Pública (Secom), e, ainda este ano, sediará projeto em mais três localidades. No dia 22, o distrito de Penido receberá o evento. Já em julho, no dia 6, a comunidade de Rosário recebe o evento, e, no dia 20, será a vez de Igrejinha.