NOTÍCIAS: MUSEU MARIANO PROCÓPIO
JUIZ DE FORA - 31/10/2019 - 15:30
Acessórios feitos com cabelo são objeto de pesquisa para pós-doutorado
Juliana Schmitt é formada em história pela Universidade Estadual de Londrina (UEL) e está realizando pesquisa de pós-doutorado pela Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF), com o tema “Vestuário de luto no Brasil no século 19”. O estudo está sendo realizado no Museu Mariano Procópio, que possibilita o acesso a publicações e objetos de época, como objetos e joias feitas com mechas de cabelo humano, de integrantes da família Ferreira Lage.
Nesta semana, Juliana está pesquisando objetos que pertenciam a Maria Amália Ferreira Lage, esposa de Mariano Procópio. Peças que estão à mostra para o público também foram acrescentadas à pesquisa, que traça o comportamento de pessoas daquele período.
A fundação recebe, periodicamente, solicitações para estudos em diferentes temas, tendo vínculo permanente com a sociedade acadêmica. Os pedidos podem ser feitos ao Departamento de Acervo Técnico e Ações Culturais (Datec), pelo telefone 3690-2027 ou pelo portal de serviços da Prefeitura de Juiz de Fora (PJF).
Foto: Vinícius Ribeiro
* Informações com a Assessoria de Comunicação do Museu Mariano Procópio.
IMPRIMIR