Covid-19 - Prefeito mantém medidas de distanciamento social
“Há 37 anos, quando me formei em medicina, fiz o juramento de Hipócrates, afirmando a defesa e luta pela vida. Hoje estou prefeito, e não vou abrir mão disso”. A afirmação foi feita pelo prefeito Antônio Almas, na tarde de sexta-feira, 27, ao confirmar para a imprensa local que a Prefeitura de Juiz de Fora (PJF) manterá as medidas adotadas, presentes no decreto municipal vigente, para conter os avanços da covid-19, como suspensão de eventos e fechamento do comércio não essencial.
Almas ressaltou também o esforço intersetorial da PJF no enfrentamento ao coronavírus: “Este é o momento de mantermos centralizados os esforços, através da união dos diversos setores da Administração Municipal, em prol do bem maior”.
Em relação à tomada de decisões no Município, Almas explicou que a covid-19, doença causada pelo coronavírus, é dinâmica, e as medidas também. De acordo com o prefeito, o corpo técnico da PJF avaliou que a única forma de achatar a curva de crescimento de casos é manter as determinações de distanciamento social: “Por isso, pedimos que a população continue em casa”.
Principais medidas
- Suspensão das aulas da rede municipal por tempo indeterminado;
- Recomendação para que todas as instituições de ensino suspendam as atividades;
- Suspensão de todos os eventos municipais;
- Recomendação para que todas as atividades de cunho privado, com público superior a cem pessoas, sejam suspensas;
- Criação de comitê municipal para estudar constantemente a situação epidemiológica da cidade;
- Confecção de material gráfico para campanha informativa sobre a covid-19;
- Trabalho junto aos hospitais da cidade para ampliação do número de leitos de Unidade de Terapia Intensiva (UTI).