NOTÍCIAS: PREFEITA
JUIZ DE FORA - 8/1/2021 - 19:21
Prefeitura lança Mesa de Cidadania para articulação e integração das ações de combate à fome
A Prefeitura de Juiz de Fora (PJF) lançou, de forma virtual, nesta sexta-feira, 8, a "Mesa de Cidadania - Espaço de Articulação e Integração das Ações de Combate à Fome". De acordo com a prefeita Margarida Salomão, que abriu a reunião on-line, "o objetivo da Mesa é debater, junto com as entidades que realizam e apoiam o trabalho de assistência social em Juiz de Fora, ações para lidar de uma melhor maneira com o desafio da fome".
O lançamento também contou com a participação do secretário da futura pasta especial de Direitos Humanos, Biel Rocha, da secretária da futura pasta de Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Fabiola Paulino da Silva e da Secretária de Desenvolvimento Social (SDS), Maria Lúcia Salim, além de entidades, instituições, coletivos, empresários e movimentos que atuam com ações de Segurança Alimentar no município.
"Cerca de 19 mil famílias vivem em vulnerabilidade e insegurança alimentar na cidade. Por isso, convidamos essas pessoas que têm algum tipo de ação e atuação junto a nossa população. No dia de hoje, demos o pontapé inicial desse processo fazendo a integração com as instituições do município e o próximo passo é avançar nos diálogos e estruturar ações efetivas", destacou Biel.
Segundo a secretária da futura pasta de Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Fabiola Paulino da Silva, além da Mesa de Cidadania, outras estratégias estão sendo feitas para atender estas famílias. "Estamos fazendo um conjunto de esforços para alcançar o maior número de famílias, trabalhando com estratégias emergenciais, e queremos a partir da instalação da mesa, criar uma agenda de trabalho para estruturar um programa que prevê o combate a fome, mas também dar autonomia a essas famílias e avançar com políticas mais consolidadas".
"Esse diálogo é instrumento inovador, democrático e participativo. Eu acredito nessa política pública para que a gente possa construir a segurança alimentar e nutricional com a participação de todos". finalizou a secretária da SDS, Maria Lúcia Salim.
Foto: Carlos Mendonça
IMPRIMIR