NOTÍCIAS: FUNALFA
JUIZ DE FORA - 19/7/2021 - 15:45
Fachada do CCBM exibe exposição “Democracia em disputa”
Quem circula pela área central de Juiz de Fora pode conferir uma seleção de fotos que destacam momentos marcantes da história política brasileira. De caráter itinerante, a exposição “Democracia em disputa” faz sua estreia nacional em Juiz de Fora, ocupando a fachada principal do Centro Cultural Bernardo Mascarenhas (CCBM – Avenida Getúlio Vargas 200 – Centro). Ela permanece na cidade por um mês e, em seguida, deve circular por outros municípios. A realização é do Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia Democracia e Democratização da Comunicação (INCT Democracia), com apoio da Prefeitura de Juiz de Fora, por meio da Fundação Cultural Alfredo Ferreira Lage (Funalfa).
A mostra aborda a construção da democracia no Brasil, suas idas e vindas. Entre a primeira experiência democrática do país, em 1945, e a crise atual, passa por momentos de avanços e de retrocessos. Se hoje as instituições estão sendo degradadas de dentro, sobretudo pelas ações de líderes eleitos, isso ocorre porque nossa democracia se fez instável.
As imagens narram mais de meio século de episódios cruciais para a construção de nossas instituições políticas, passando a mensagem de que se a democracia está frágil, ela precisa ser defendida. Além da instalação fotográfica, serão realizadas duas sessões de projeções de vídeos, nesta segunda-feira, 19, e no próximo sábado, 24, sempre a partir das 18h. As projeções acontecem no prédio ao lado do CCBM.
A diretora-geral da Funalfa, Giane Elisa Sales de Almeida, afirma que para a Prefeitura e para a Funalfa é uma alegria e uma honra receber a exposição. “A gente entende que o fazer artístico, as expressões culturais são importantes ferramentas, instrumentos de disputa no campo democrático. A democracia não está pronta, não está construída, não está dada, então, nessa disputa de narrativas, o papel da arte é fundamental.” Giane acrescenta que é muito importante a possibilidade dessa parceria com institutos de pesquisa, como o INCT Democracia, a Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), a Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais (Fapemig) e o Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq). “É fundamental para que a gente valorize o papel da ciência e compreenda as interfaces que a pesquisa científica tem com a cultura e a arte.”
O INCT Democracia tem como objetivo avançar e aprofundar a discussão sobre a democracia brasileira, tendo em vista sua organização, os hábitos democráticos da população e a organização da mídia no país. O Instituto faz parte do Programa de Institutos Nacionais de Ciência e Tecnologia (INCT) e é financiado pela Capes, Fapemig e CNPq.
Foto: Carlos Mendonça
IMPRIMIR