NOTÍCIAS: SEDH
JUIZ DE FORA - 4/8/2021 - 16:33
SEDH oferece capacitação para atendimento à população LGBTQIA+
Com o objetivo de capacitar pessoas para o atendimento à população LGBTQIA+ de forma acolhedora, com escuta ativa aos usuários de serviço público municipal, a Secretaria Especial de Direitos Humanos (SEDH) da Prefeitura de Juiz de Fora (PJF) realiza, gratuitamente, entre os meses de agosto e dezembro, em plataforma virtual, o curso “Sensibilização e Capacitação para Atendimento à População LGBTQIA+”. Os interessados em participar devem realizar inscrição prévia por meio do preenchimento do formulário disponibilizado no site da PJF, entre esta quinta-feira, 5, e a próxima segunda-feira, 9.
Os encontros são abertos a todas as pessoas que possuem interesse pelo tema e serão realizados semanalmente ou quinzenalmente, sempre nas terças-feiras, às 19h. A carga horária proposta é de 20 horas, sendo o participante certificado a partir de 75% de frequência. A certificação do público em geral será emitida pela SEDH e a dos servidores da PJF expedida pela Escola de Governo. Conforme cronograma do curso, o primeiro encontro será realizado na próxima terça-feira, 10, com a temática “Identidade de Gênero”, ministrada pela psicóloga, doutoranda em Psicologia pela UFJF, Brune Coelho Brandão.
A iniciativa é promovida pelo Departamento de Formação e Educação Permanente em Direitos Humanos (DFEPDH) da SEDH, em parceria com a Secretaria de Recursos Humanos (SRH), através da certificação da Escola de Governo para os servidores inscritos e conta, ainda, com o apoio do Centro de Referência LGBTQI+ da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) e do Grupo de Trabalho para elaboração da proposta do Plano Municipal de Promoção e Defesa dos direitos da População LGBTQIA+ (GT LGBTQIA+).
A gerente do DFEPDH, Flávia Beghini, ressalta que a ideia é que a capacitação seja desenvolvida de forma intersetorial e participativa. “A estrutura do curso propõe trabalhar a pauta de forma mais transversal e articulada, utilizando momentos de reflexão para o público, com atividades baseadas em situações cotidianas enfrentadas pela população LGBTQIA+ nos serviços e vivências na PJF, que aproximam o aluno da realidade e ajudam na verificação do processo de aprendizagem.”
Beghini reforça, ainda, alguns dos propósitos do curso. “A capacitação tem como proposta atividades que visam, não só ao reconhecimento da diversidade sexual através do uso do nome social, mas também o combate à homofobia e ao sexismo; e a promoção da cidadania e da cultura de direitos nos espaços dos serviços públicos, contemplando as diversidades, as identidades e as especificidades de públicos e de territórios como o horizonte de atuação da Política Municipal.”
Acompanhe o cronograma da capacitação:
Encontro 1 - 10 de agosto
Tema: Identidade de Gênero
Facilitadora: Brune Coelho Brandão
Psicóloga; mestra em psicologia pela Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF); e doutoranda em psicologia (UFJF).
Encontro 2 - 17 de agosto
Tema: Orientação Sexual e Afetiva
Facilitadora: Rosângela Pereira Gonzaga do Carmo
Coordenadora do Mães pela Liberdade em Juiz de Fora; graduada em Serviço Social; pós-graduada em Serviço Social no curso de extensão “Democracia e Dissidências Sexuais e de Gênero: Políticas e Direitos Sexuais – DFUSS/FSS/UFJF”; Voluntária e participante da comissão de planejamento e organização do Centro de Referência de Promoção da Cidadania LGBTQI+ (CeR-LGBTQIA+) da UFJF; atualmente, assistente legislativa no Centro de Atenção ao Cidadão da Câmara Municipal de Juiz de Fora (CAC - CMJF).
Encontro 3 - 14 de setembro
Tema: Cultura e Políticas Públicas para LGBTQIA+: Avanços e Desafios
Facilitador: Marco José Duarte
Assistente Social; professor doutor da Faculdade de Serviço Social da UFJF e dos Programas de Pós-Graduação em Serviço Social da UFJF e da UERJ; coordenador do Centro de Referência LGBTQI+ de Juiz de Fora - Programa de Extensão da UFJF.
Encontro 4 - 28 de setembro
Tema: Conhecendo os documentos legais voltados ao atendimento ao público da população LGBTQIA+
Facilitador: Julio Mota de Oliveira
Advogado; mestrando em Serviço Social pela UFJF; especialista em Relação de Gênero e Sexualidades: perspectivas interdisciplinares pela Faculdade de Educação da UFJF; especialista em Direito Processual Civil pela PUC/MINAS; pós-graduando em Direito Médico e Hospitalar pelo Centro Preparatório Jurídico - CPJUR; advogado voluntário do Centro de Referência e Cidadania LGBTQIA+ da UFJF; Presidente da Comissão da Diversidade Sexual e de Gênero OAB/JF; e membro da Comissão Estadual da Diversidade Sexual e de Gênero da OAB/MG.
Encontro 5 - 5 de outubro
Tema: Trabalho e Renda
Facilitador: Gustavo Bernardes
Advogado formado pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS); especialista em psicologia social pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS); ex-presidente do Conselho Nacional LGBT (2013); ex-vice-presidente do Conselho Nacional LGBT (2014); Coordenador Geral de Promoção dos Direitos de LGBT da Secretaria de Direitos Humanos da Presidência da República, de 2011 a 2014; Coordenador Estadual do Programa Justiça Presente do CNJ e PNUD em Roraima, de 2019 a 2021; Secretário Parlamentar na Câmara dos Deputados.
Encontro 6 - 19 de outubro
Tema: Direito à Educação
Facilitador(a): a ser definido
Encontro 7 - 9 de novembro
Tema: Sobre o Corpo e a Saúde
Facilitador(a): a ser definido
Encontro 8 - 16 de novembro
Tema: O serviço de acolhimento aos usuários LGBTQIA+
Facilitadora: Dandara
Encontro 9 - 9 de dezembro
Tema: O Nome Social
Facilitadoras: Brune Coelho Brandão e Dandara Felícia
Dandara Felícia é a primeira suplente do PSOL em Juiz de Fora; e militante transfeminista interseccional.
Encontro 10 - 21 de dezembro
Tema: Fechamento; avaliação; e construção de propostas para políticas públicas
Facilitador(a): Alguém do GT LGBTQIA+ PJF, a ser definido.
Outras informações:
Secretaria Especial de Direitos Humanos (Sedh) - (32) 3690-7331 - ou pelo e-mail sedh@pjf.mg.gov.br
IMPRIMIR