NOTÍCIAS: DEFESA CIVIL
JUIZ DE FORA - 3/11/2021 - 16:07
Em outubro mais chuvoso dos últimos 45 anos, Defesa Civil não registra aumento nos atendimentos de resposta
O volume das chuvas de outubro em Juiz de Fora foi de 285,6 mm, o maior nos últimos 45 anos de acordo com dados cedidos pelo Inmet a partir da medição dos pluviômetros automáticos. O índice pluviométrico superou em 116,2% a média histórica para o mês e foi 232,09% mais alto do que o de outubro de 2020. Apesar disso, foi registrada a mesma quantidade de atendimentos em situações de resposta do que no mesmo período do ano passado.
As ações de prevenção desenvolvidas pelo órgão foram fundamentais para esse resultado. Em outubro de 2021, 146 ocorrências foram abertas pela Defesa Civil, sendo 26% de vistorias preventivas. A secretária de governo, Cidinha Louzada, ressalta a importância da valorização da Defesa Civil. "Tomamos a decisão política de trazer a Defesa Civil para o governo e, com isso, estamos desenvolvendo um trabalho de excelência. Focamos nas ações de prevenção para salvar vidas e evitar desastres”, conta.
Nesta gestão, a Defesa Civil ampliou o trabalho na área de prevenção. Antes do período chuvoso, a Defesa Civil identificou locais prioritários para limpeza de bocas de lobo e o Gabinete de Ação e Diálogo Comunitário (GADC) - setor da SG responsável por planejar as ações de zeladoria da cidade - promoveu os serviços necessários a fim de minimizar alagamentos. A SG também atualizou o Plano de Contingência para o período chuvoso, visando alternativas efetivas e de prevenção para atuar em episódios extraordinários. A ação é executada de modo intersetorial, unindo diversas secretarias da Prefeitura Juiz de Fora (PJF).
A Defesa Civil atua, ainda, em vistorias preventivas, monitoramentos de áreas, mapeamento de riscos e na capacitação de voluntários para os Núcleos de Proteção e Defesa Civil (Nupdecs). O engenheiro civil Lucas Campos, que atua na Defesa Civil, destaca a importância do trabalho preventivo. “As ações de prevenção e o trabalho integrado com outros setores, sob coordenação da Secretaria de Governo, foram essenciais para que as ocorrências da Defesa Civil não aumentassem apesar do volume de chuva histórico deste mês de outubro”, ressalta.
Foto: Assessoria/ PJF
IMPRIMIR